COMBATE À PANDEMIA

Aparecida de Goiânia completa cinco dias sem mortes por covid-19

Aparecida de Goiânia está há pelo menos cinco dias sem registrar uma morte por Covid-19.…

Mortes por covid em Aparecida subiram 99% em 2021 na comparação com ano anterior. (Foto: Jucimar Sousa - Divulgação)
Foto: Jucimar Sousa - Divulgação

Aparecida de Goiânia está há pelo menos cinco dias sem registrar uma morte por Covid-19. O último registro foi no dia 22 de dezembro. Desde então, não há registro de óbitos causados pelo coronavírus na cidade da região metropolitana.

De acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida de Goiânia possui, no total, 1762 mortes em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia.

Entre os dias 10 e 15 de dezembro a cidade também ficou sem registro de mortes causados pela doença. O mês de dezembro já configura como um dos com menos óbitos registrados desde março de 2020. Desde 1º de dezembro foram 18 mortes. Média de 0,6 por dia.

O número de casos também segue estável, com média de 15 diários.

Transmissão comunitária da variante ômicron

Pelo menos por enquanto, nem mesmo a chegada da variante ômicron não tem afetado o número de casos, internações e mortes em Aparecida de Goiânia.

A prefeitura de Aparecida de Goiânia confirmou, no último final de semana, 18 novos casos de pacientes com a variante ômicron do coronavírus. Com isso, chega a 22 o número de casos confirmados no total. Em um deles, não foi possível determinar onde o paciente teve contato com a nova cepa do vírus. Essa lacuna faz com que a prefeitura decrete a chamada “transmissão comunitária”.

Mortes e ocupação de leitos

A diminuição da pandemia é atribuída por especialistas pelo avanço na vacinação, que diminui a transmissão de virus por pessoa infectada e fornece proteção maior contra manifestação mais agressiva da doença. O boletim da Secretaria Municipal de Saúde aponta para a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 34%. Enquanto nas enfermarias chega a 20%.