+ 40

Aplicação de 4ª dose contra Covid começa na terça (21) em Goiânia e Aparecida

Pessoas com 40 anos ou mais já podem receber a quarta dose da vacina contra…

Goiânia tem aumento de quase 400% nos testes positivos de Covid
Goiânia tem aumento de quase 400% nos testes positivos de Covid (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Pessoas com 40 anos ou mais já podem receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em Goiás. A liberação foi dada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta segunda-feira (20) . De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás (SES), a recomendação já foi repassada aos municípios goianos.

As secretarias municipais de Saúde (SMSs) de Aparecida de Goiânia e da capital do estado confirmaram que foram notificadas oficialmente no início desta tarde. Ambas organizam estratégias para atender a população a partir desta terça-feira (21). Ao Mais Goiás, ambas disseram que vão dar mais detalhes em breve de como funcionarão os atendimentos.

Conforme as recomendações do MS, podem tomar a quarta dose da vacina aqueles que já tem 40 anos ou mais, assim como não gestantes e não puérperas. Todos deste grupo precisam já ter recebido as três outras doses da vacina, seja pelos imunizantes Coronavac ou Astrazeneca ou Pfizer. Além disso, precisam ter cumprido o intervalo de quatro meses desde a última da dose de reforço.

Pessoas com 40 anos ou mais de idade, que se imunizaram com a vacina Janssen, precisam receber a terceira dose reforço (quarta dose geral), desde que já tenham recebido a última dose há quatro meses ou mais.

Aqueles com 18 a 39 anos de idade, que iniciaram o esquema com a vacina Janssen e já completaram quatro meses do primeiro reforço (segunda dose), devem tomar o segundo reforço (terceira dose).

Vale lembrar que, até o último domingo (19), Goiás já havia distribuído um total de 14,8 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Ao todo, são 5.163.334 pessoas imunizadas com as duas doses da vacina e mais de 2.335.300 que já receberam as doses de reforço. Fora isso, 50% da população infantil também já foi vacinada contra o vírus.