CONQUISTA

Associação Kalunga de Cavalcante (GO) conquista 1º lugar em Prêmio Nacional do Turismo

Projeto responsável pelo reconhecimento foi o "Turismo de Base no Quilombo Kalunga"

Representantes da Associação Kalunga Comunitária Engenho II, durante a premiação (Foto AKCE)
Representantes da Associação Kalunga Comunitária Engenho II, durante a premiação (Foto AKCE)

A Associação Kalunga Comunitária do Engenho II, de Cavalcante (GO), conquistou o 1º lugar na categoria “Turismo de Base Comunitária e Turismo Social”, do Prêmio Nacional do Turismo 2023. O projeto responsável pelo reconhecimento foi o “Turismo de Base no Quilombo Kalunga”, destacando-se como importante iniciativa para a história do país.

A premiação aconteceu no dia 16 de dezembro, em Brasília, reconhecendo as melhores práticas e talentos brasileiros. Além da Associação Kalunga Comunitária do Engenho II, outras 29 práticas nacionais foram destaque no evento, na edição de 2023.

Para o presidente da associação, Adriano Paulino, o prêmio é muito importante para dar continuidade ao trabalho na região. “O turismo de base comunitária é um trabalho com mais de 20 anos de trajetória. A premiação só foi possível por causa da dedicação de todos, inclusive da própria comunidade. Agora, o intuito é trabalhar ainda mais para garantir a continuidade do desenvolvimento”, pontuou ao Mais Goiás.

Turismo, economia e cultura Kalunga – Cavalcante

O turismo de base comunitária representa um processo de transformação para a cidade. O trabalho realizado pela Associação Kalunga Comunitária do Engenho II (AKCE) auxilia moradores e empreendedores de Cavalcante, a partir de iniciativas com foco na valorização e geração de renda. “Os projetos são responsáveis por garantir o sustento das famílias locais”, garante o presidente da AKCE, Adriano Paulino.

As práticas aplicadas na cidade têm auxiliado na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, beneficiando pontos de hospedagem, restaurantes, grupos artísticos e culturais tradicionais, além de toda a rede de guias turísticos e empreendedores locais.