Operação Tempestade

Bombeiros de Goiás fazem treinamento para atender ocorrências do período chuvoso

Com a chegada do período de chuvas, entre este mês de novembro e março do…

Bombeiros antecipam estratégias da operação Tempestade, de resgate em período de chuva

Com a chegada do período de chuvas, entre este mês de novembro e março do ano que vem, o Corpo de Bombeiros de Goiás lançou a operação Tempestade, com foco na prevenção e atendimento de ocorrências recorrentes desta época, como enchentes e alagamentos. A operação começa neste mês e termina em abril de 2020.

Viatura equipada para resgate em águas rasas

Viatura equipada para resgate em águas rasas (Foto: Bombeiros-GO)

O objetivo da operação é desenvolver ações preventivas para a população e preparar o efetivo para ocorrências de alagamentos, enxurradas, deslizamento, soterramento e eventos envolvendo queda de árvores.

Os militares serão treinados para atender ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações com mais celeridade que o trabalho usualmente requer e as viaturas terão equipamentos específicos para salvamento em águas rápidas.

Segundo o Comandante da Operação, Major Rafael, serão criadas forças-tarefa Regionais e Especializada, compostas por militares especialistas, para atuar rapidamente em ocorrências de grande vulto.

O trabalho de monitoramento das áreas de risco e das comunidades vulneráveis também será reforçado com a confecção de pluviômetros caseiros e o envio de alertas por SMS, para números já cadastrados pela Defesa Civil. Clique aqui para saber como inscrever o telefone para receber as mensagens.