ATENÇÃO

Bombeiros registram 23 quedas em fossas este ano, em Goiás

Último caso aconteceu em Valparaíso de Goiás

Bombeiros registram 23 quedas em fossas este ano, em Goiás
Viatura dos Bombeiros (Foto: Reprodução)

O Corpo de Bombeiros registrou 23 quedas em fossas no Estado de Goiás, em 2021. A último ocorrência aconteceu na tarde desta segunda feira (19), em Valparaíso de Goiás. A vítima, uma bebê de 1 ano e 6 meses, brincava na fossa e caiu no buraco de dois metros de profundidade, que fica na casa onde ela morava com a família. Na ocasião, moradores conseguiram ajudar a mãe a socorrer a menina, que foi enviada para uma unidade de saúde. Porém, ela não resistiu e morreu.

Dos 23 casos, 18 foram considerados graves (13 estavam conscientes; três inconscientes e duas mortes foram registradas). De toda forma, o recomendado pela corporação é que a população tente se prevenir ao máximo.

“Se as fossas ou cisternas estiverem dentro de casa, deve-se tampar os buracos e sinalizá-los. No caso de lotes baldios, o proprietário deve murar o local e isolar ao máximo aquele buraco. Já se o recipiente estiver localizado fora de casa, nas calçadas: o ideal é acionar a prefeitura para o buraco seja tampado”, alerta.

Os militares informam, também, que o cuidado deve ser redobrado em residências que têm moradores idosos e crianças, já que são mais frágeis e propensos a se acidentar nesse tipo de local. Vale lembrar que, em caso de emergência, o ideal é sempre acionar o Corpo de Bombeiros.

“O primeiro a ser feito é acionar a corporação. Se o caso for de extrema urgência: jogue uma corda ou mangueira para a vítima. Deve-se ter muito cuidado ao descer nas fossas, porque a pessoa que está ajudando pode também se tornar uma possível vítima”, finalizou a corporação.

Emocionante: Bombeiros resgatam mulher que caiu em fossa de cinco metros; vídeo.

*Atualizada às 16h38 de quarta-feira (21)