TRADIÇÃO

Cidade de Goiás completa 296 na terça, mas já vira capital do Estado na segunda

Transferência ocorre desde 1961 por decreto do então governador Mauro Borges

Cidade de Goiás completa 296 na terça, mas já vira capital do Estado na segunda
Cidade de Goiás completa 296 na terça, mas já vira capital do Estado na segunda (Foto: IPHAN - Wagner Araújo)

O governador Ronaldo Caiado transfere, nesta segunda-feira (24), às 8h30, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais para a cidade de Goiás. A tradição de torná-la capital faz parte das comemorações do aniversário do município que, em 25 de julho de 2023, faz 296 anos.

Vale citar, o evento acontece em frente ao Palácio Conde dos Arcos, no centro da cidade, que foi a primeira capital do Estado. Às 10h30, o chefe do executivo estadual visita a sede do Poder Judiciário no município, que abrigou a primeira comarca do estado de Goiás. O novo fórum do município, inaugurado no último mês de abril, possui a primeira unidade judiciária do estado com sistema 100% digital.

Em seguida, às 11h30, o governador realiza a instalação do Ministério Público de Goiás em um dos prédios mais importantes da antiga capital goiana, a Casa de Fundição. No período da tarde, às 15h, Caiado instala a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPEGO) no Colégio Sant’Ana, no centro histórico.

A DPE participa do evento da transferência simbólica de poderes oferecendo assistência jurídica integral e gratuita à população em situação de vulnerabilidade. Na sequência, às 16h, o governador participa da instalação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), na sede da subseção da OAB, também no centro da cidade.

Fechando a agenda, às 18h30, Ronaldo Caiado realiza a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a dezenas de autoridades e personalidades de Goiás e do país. A comenda é a mais alta honraria concedida pelo Estado e tem como finalidade reconhecer pessoas físicas e corporações militares pelos serviços prestados à Goiás. A cerimônia acontece na Praça do Chafariz, no centro histórico da cidade de Goiás.

O Mais Goiás questionou se a transferência se estenderia até o aniversário da cidade. A assessoria do governo estadual informou que esta seria somente na segunda-feira.

Tradição

A transferência da capital para a Cidade de Goiás ocorre desde 1961 por decreto do então governador Mauro Borges. O texto também definiu que, a partir daquele ano, no dia do aniversário da cidade, todos os governadores seguintes dariam expediente do município.

Programação:

  • 8h30: Solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
    Onde: Em frente ao Palácio Condes dos Arcos, Centro, Cidade de Goiás (GO)
  • 10h30: Visita ao Poder Judiciário
    Onde: Fórum – Rua 03, Qd. 07, Lt. 01, Bairro Aeroporto, Cidade de Goiás (GO)
  • 11h30: Instalação do Ministério Público do Estado de Goiás
    Onde: Casa de Fundição – Rua Luiz do Couto, nº 01, Cidade de Goiás (GO)
  • 15h: Instalação da Defensoria Pública do Estado de Goiás
    Onde: Colégio Sant’Ana – R. Senador Caiado, 35, Cidade de Goiás (GO)
  • 16h: Instalação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás
    Onde: Sede da OAB-GO – Av. Dr. Deusdeth F. de Moura, Centro, Cidade de Goiás (GO)
  • 18h30: Solenidade de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera
    Onde: Praça do Chafariz – Cidade de Goiás (GO)

LEIA MAIS:

Funcionamento de órgãos públicos tem alteração no feriado de fundação da cidade de Goiás; confira