GOIÂNIA | TRÁFEGO

Circulação de carros após retomada do comércio é a mesma de julho de 2019

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) divulgou, na última terça-feira (28), um…

Movimento de veículos em Goiânia é o mesmo que o do ano passado, diz SMT
Número é apenas 5,6% menor quando comparado aos meses anteriores à pandemia do coronavírus

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) divulgou, na última terça-feira (28), um balanço do fluxo de veículos após a reabertura do comércio. Segundo a pasta, o movimento é apenas 5,6% menor quando comparado aos meses anteriores à pandemia do coronavírus. Índice também é compatível com registro de julho de 2019.

“Temos, hoje, um fluxo de trânsito normal se compararmos os dados atuais com os dados do mês de julho de 2019. A reabertura do comércio, naturalmente, trouxe os veículos de volta as ruas”, explicou o secretário municipal de Trânsito, Fernando Santana.

Para fazer a contagem, a SMT usou os dados de três cruzamentos de grande movimento na cidade e comparou os números. No cruzamento das avenidas T-63 e T-15, a média semanal de fluxo de veículos em dias normais, e anteriores à pandemia, foi de 8.069; na segunda semana, durante a vigência do primeiro decreto estadual, o número caiu para 3.378. Cem dias após a determinação do isolamento social, o valor voltou a subir para 6.902; e, atualmente, a média de circulação no local é de 7.312 veículos.

O padrão foi semelhante nos outros dois cruzamentos analisados. Na Avenida 85 com a Alameda Cel. Joaquim Bastos, o fluxo médio hoje é de 5.854 veículos. Já no cruzamento entre as avenidas 85 e T-11, o valor é de 4.623.

A SMT ressaltou, no entanto, que é preciso observar que julho é mês de férias, portanto, naturalmente, há uma redução de veículos circulando pela cidade.