NOVOS MODELOS

Com fracasso no leilão de ônibus elétricos, Governo de Goiás estuda alternativas para Eixo Anhanguera

Estado desistiu de alugar veículos e agora faz novos estudos para renovação da frota

Governo de Goiás vai mudar contrato com operadoras de transporte por ônibus elétricos
Governo de Goiás vai mudar contrato com operadoras de transporte por ônibus elétricos (Foto: Governo de Goiás)

Após quase dois anos na tentativa de emplacar a renovação da frota de veículos do Eixo Anhanguera por meio de um leilão que alugaria ônibus elétricos, o Governo de Goiás decidiu jogar a toalha e agora estuda alternativas para substituir os carros que operam na via exclusiva e extensões para Senador Canedo, Goianira e Trindade.

No meio do caminho, o Governo de Goiás e a Metrobus viram questionamentos e pedidos de adiamentos feitos pelo Ministério Público de Goiás e pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás, respectivamente. Por fim, o pregão, que finalmente ocorreu no final de março, terminou em deserto, sem que houvesse uma proposta. 

A expectativa do Governo, até então, era que, pelo menos, oito empresas participassem. Foi um banho gelado nos planos do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) que via no pregão a solução para a renovação da frota do Eixo Anhanguera, que opera com veículos fabricados em 2011 e 2014. 

Quase dez anos se passaram desde a última renovação e a Metrobus vinha operando com apenas 86 veículos e se viu obrigada a firmar uma parceria com outras empresas operadoras para conseguir atender aos passageiros da Região Metropolitana em um regime emergencial até que conseguisse, enfim, renovar sua frota.

O que fez o pregão fracassar? “O problema veio a partir do próprio mercado a partir do momento em que o leilão terminou deserto. A argumentação que nos apresentaram foi a incerteza econômica, não só nacional, mas diante de uma crise global, um investimento de 1 bilhão e meio por dezesseis anos e o valor pago seria muito baixo para o risco. Chegamos a fazer algumas simulações dobrando o valor e ninguém teve interesse em participar devido a crise global. É um modelo que não para de pé “, revelou uma fonte ao Mais Goiás.

A desistência do pregão eletrônico para aluguel de veículos não significa, no entanto, que o Governo abriu mão da solução dos ônibus elétricos. A Metrobus agora vai iniciar em parceria com a Secretaria-Geral da Governadoria e a Goiás Parcerias outros métodos para aquisição dos veículos.

Os levantamentos iniciais estão apontando dois caminhos: a compra da nova frota feita diretamente pela Metrobus ou uma espécie de Parceria-Público Privada, onde uma empresa faria a aquisição dos veículos e a estatal entraria com as garantias financeiras necessárias para a aquisição.

Inicialmente, estavam previstos o aluguel de 114 veículos elétricos. Com a mudança dos planos do Governo de Goiás, uma nova modelagem será feita pela Metrobus.