A partir de março

Corpo de Bombeiros vai contar com um Centro de Investigação e Perícia

O Corpo de Bombeiros de Goiás recebe no mês que vem o seu Centro de…

O Corpo de Bombeiros de Goiás recebe no mês que vem o seu Centro de Investigação e Perícia de Incêndio (Cipi), que vai funcionar no Comando de Operações de Defesa Civil, em Goiânia. O prédio foi totalmente projetado com recursos para o desenvolvimento do trabalho pericial. Serão construídos dois laboratórios, um de química e outro eletricidade, para auxiliar na elaboração dos laudos e elucidação das causas dos incêndios investigados.

O chefe do Departamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, tenente-coronel Glaydson Silva Pereira, explica que a obra vai possibilitar que a coporação possa realizar a contento as quatro fases de seu ciclo operacional, sendo elas: preventiva ou normativa, passiva ou estrutural, ativa ou de combate, e investigativa ou pericial. “Até então nossa quarta fase estava inoperante. Não tínhamos como realizar esse processo investigativo”, ressalta o tenente-coronel.

O principal fator da inauguração desse novo ambiente está na geração de informações e conhecimentos que virão a corroborar com a atuação da corporação. “Com base nas investigações poderemos analisar o que está funcionando ou não nos nossos cursos de capacitação e na nossa forma de atuação”, diz Pereira. “Por exemplo, poderemos analisar se em determinado local, em determinada circunstância, utilizar água é a melhor forma de combater um incêndio.”

O processo investigativo vai ajudar a apontar possíveis falhas em projetos de segurança, problemas em viaturas e equipamentos, eventuais erros humanos durante as operações e auxiliar no estudo e revisão de normas de segurança, evitando novos incidentes. No entanto, o tenente-coronel destaca que casos em que há a suspeita de incêndios criminosos permanecem sob atribuição da Polícia Técnico-Científica. “Nossa investigação tem interesse interno, para alimentar as fases do nosso ciclo operacional”, pontua.

O processo de preparação dos agentes da coporação para atuarem nos laboratórios já começou. Em 2015, o CBM-GO promoveu o Curso de Investigação e Perícia de Incêndio para especializar e habilitar bombeiros para a prevenção e realização de atividades de investigação e perícia de incêndio no setor de construção civil, além de aprimorar seus conhecimentos visando aplicá-los nas perícias criminais de locais de incêndio.

Enquanto a construção do Cipi continua, o processo para a aquisição do material laboratorial já começou. A expectativa é que o local esteja pronto já na segunda quinzena de março.