Defensoria na Rua atende população em situação de rua na Praça São José, em Goiânia
Atendimento jurídico integral e gratuito acontece na Praça São José, nesta terça-feira

A Defensoria Pública de Goiás (DPEGO) realiza uma nova edição do Defensoria na Rua, em Goiânia. O evento leva atendimento jurídico integral e gratuito à população em situação de rua na Praça São José, nas proximidades da Av. Independência, nesta terça-feira (31).
Segundo a DPE, a ação será das 18h30 às 20h. A realização é do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH) da Defensoria.
O projeto ocorre em parceria com do projeto Absorver, do Consultório na Rua e do projeto social Sempre Dá Pra Fazer Alguma Coisa, que atuam na promoção de direitos humanos e assistência social.
Sobre o Defensoria na Rua, participam defensores públicos, além de colaboradores da Instituição. O intuito é garantir o direito de pessoas em situação de rua, promover a inclusão social e prevenir e enfrentar toda a forma de violência e tratamentos degradantes contra essa população.
Aumento da população de rua
A Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) estima que existam, neste ano, 2,5 mil moradores em situação de rua em Goiânia. Trata-se de um aumento de 108% na comparação com o número de 2019, antes da pandemia da Covid-19, quando Censo realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), da Universidade Federal de Goiás (UFG), apontou 1,2 mil pessoas nessa condição.
Em Goiás, seriam 4 mil, conforme a pasta. Já no País, de 2021 para 2022, o número de pessoas em situação de rua cresceu 50%. Eram 158,06 mil no primeiro ano e 236,40 mil no segundo. A informação é do relatório População em situação de rua, divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).