FESTIVAL

Defensoria realiza assistência jurídica para pessoas em situação de rua em Goiânia

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) realiza até esta quinta-feira (7) assistência jurídica…

Defensoria realiza assistência jurídica para pessoas em situação de rua em Goiânia
Defensoria realiza assistência jurídica para pessoas em situação de rua em Goiânia (Foto: DPE-GO)

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) realiza até esta quinta-feira (7) assistência jurídica integral e gratuita direcionada às pessoas em situação de rua. Intitulado Festival de Cultura e Inclusão da População em Situação de Rua, o ato acontece na Rua do Lazer, Centro de Goiânia, das 8h às 18h.

Na ocasião, são oferecidos serviços de assistência jurídica em casos de Saúde, Família (divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade), Cível, Criminal e emissão de segunda via de documentos, bem como orientações sobre como acessar direitos. A DPE-GO também disponibiliza no festival atividades culturais de teatro, música, cinema e microfone aberto.

E ainda: rodas de conversa, oficinas e debates sobre direitos e cuidados com a população em situação de rua. “Esses espaços públicos, abertos, são extremamente importantes para oferecer esse acesso. É uma educação em direitos. Aqui podemos explicar o trabalho da Defensoria. Eles vão trazendo as demandas e nós ofertamos os serviços”, destacou o defensor público Marco Túlio Félix Rosa

Vale citar, o evento teve idealização do Movimento Nacional da População em Situação de Rua de Goiás (MNPR-GO). Para coordenador do MNPR-GO, Eduardo de Matos, “o acesso a políticas públicas é o que de fato pode ressignificar a vida das pessoas em situação de rua em um contexto mais assertivo”.

Entre os atendidos nesta quarta-feira (6), P.C.S. conseguiu atualizar a identidade vencida. Ele precisava de uma Certidão de Nascimento atualizada, pois a original era muito antiga e não estava com ele. A Defensoria, então, fez um pedido via Central de Informações do Registro Civil (CRC-Jud), que é um sistema interligado aos cartórios, e conseguiu expedir o RG do homem em situação de rua.