Defensoria realiza mutirão carcerário em Bela Vista e atende 129 internos
Detentos receberam orientação e assistência jurídica, com consultas processuais e cálculos de pena

A Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO) realizou um mutirão carcerário na Unidade Prisional Regional de Bela Vista de Goiás e atendeu 129 internos. A atuação ocorreu na terça-feira (18).
Segundo a DPE, o intuito é assegurar às pessoas privadas de liberdade o acesso à Justiça de forma integral e gratuita. A medida visa, ainda, garantir que essas pessoas não tenham seus direitos básicos e fundamentais violados.
Na ocasião, os internos receberam orientação e assistência jurídica, com consultas processuais e cálculos de pena. Eles também relataram necessidades de atendimento médico, acesso a medicações, assistência religiosa e outras coisas.
Defensor público, Philipe Arapian ressaltou a importância do mutirão, uma vez que parte da população carcerária não tem advogado. “Se não tem mutirões como esse, onde não há uma unidade da Defensoria Pública instalada, se não tem um órgão para olhar a situação de cada um de forma individualizada, essas pessoas podem acabar ficando esquecidas. E o que nós fazemos aqui é zelar para que a lei seja cumprida e que os direitos dessas pessoas não sejam violados.”
O Mais Goiás procurou a DPE para saber se houve algum caso de denúncia mais grave. A Defensoria, entretanto, informou que a ação foi mais focada no atendimento jurídico dos presos.