Alívio

Estudantes comemoram entrada em universidade no Parque Vaca Brava, em Goiânia

Depois do o imbróglio envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da…

Estudantes comemoram entrada em universidade no Parque Vaca Brava, em Goiânia
Estudantes comemoram entrada em universidade no Parque Vaca Brava, em Goiânia

Depois do o imbróglio envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta quarta-feira (29) enfim os estudantes podem comemorar a tão sonhada entrada na universidade. Em Goiânia, os aprovados tradicionalmente se reúnem no Parque Vaca Brava. Mesmo após todos os problemas, esse ano não é diferente: além de alegria, música, abraços, os agora calouros têm direito a muita ovada, pó de café e tinta no rosto. Alguns cortam os cabelos, outros as camisetas. Mas a regra geral é: muita felicidade e comemoração com responsabilidade.

“Fiquei muito feliz por que tudo se resolveu. Eu fui aprovada e estou aqui comemorando” conta Débora Antônia, de 18 anos, aprovada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela diz que ficou muito apreensiva, pois após a determinação da Justiça Federal, não havia certeza se as provas seriam validadas ou não. Na noite da última terça-feira (28), o alívio chegou, junto com a notícia de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia liberado a divulgação das notas pelo MEC.

E para que a festa continue em clima saudável e sem problemas, a Polícia Civil faz um pedido a quem for ao Vaca Brava: não entrem no lago. “O maior problema é o lago, que tem pedras e ferragens. Se as pessoas pularem, podem se machucar” alerta a bombeira Civil Ana Caroline. A corporação informa que, neste ano, são esperados esperado três mil calouros. Atenção aos motoristas: o trânsito no local, por enquanto, flui normalmente. Mas a Avenida T-3 foi interditada e não há previsão para que seja liberada.

Os aprovados têm até o dia 4 de fevereiro para efetivar a matrícula. Esse também é o mesmo prazo para que os interessados se inscrevam na lista de espera. Nessa categoria, pode se inscrever apenas quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de cursos escolhidas.