Intervenção

Inaugurado há três meses, Terminal Praça da Bíblia passará por nova obra após alagamento

Reforma feita recentemente não contemplou sistema de drenagem, fazendo com que a água fosse direcionada para dentro do terminal

Imagem mostra terminal alagado após forte chuva
Reforma feita recentemente não contemplou sistema de drenagem, fazendo com que a água fosse direcionada para dentro do terminal (Foto: Reprodução)

Apesar de ter sido inaugurado há pouco mais de três meses, o Terminal Praça da Bíblia, um dos principais pontos de integração do transporte coletivo da capital, deverá passar por uma nova fase de obras já nas próximas semanas. O motivo é um problema de alagamento identificado após as chuvas registradas na tarde da última segunda-feira (5/1), quando a estrutura ficou completamente tomada pela água.

À imprensa local, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) considerou que houve falha no projeto de reforma do terminal, especialmente no planejamento do escoamento da água da chuva. De acordo com a pasta, a drenagem não foi adequadamente prevista, fazendo com que a água fosse direcionada para dentro do terminal recém-inaugurado.

SAIBA MAIS:

Para corrigir o problema, será executada uma obra emergencial, com duração estimada entre 10 e 15 dias. A intervenção prevê a implantação de um canal subterrâneo para drenagem pluvial. A tubulação será instalada na Rua 256 e conectada a duas bocas de lobo, uma antes e outra depois do terminal, impedindo que a água da chuva volte a atingir a estrutura, como ocorreu na última terça. Veja vídeo que mostra os principais alvos de alagamento, dentre eles, o terminal:

A execução da obra deve exigir alterações no trânsito da região. A previsão inicial é de mudanças no fluxo da Rua 256, o que pode impactar a circulação de veículos. No entanto, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) informou à reportagem do Mais Goiás que ainda aguarda a aprovação do projeto de intervenção para, só então, definir o planejamento viário. “Estamos aguardando o projeto do que será feito e então fazer o planejamento de trânsito”, informou a pasta.

Logo após o alagamento, uma comitiva formada por técnicos de diferentes secretarias esteve no terminal para discutir soluções. A reunião durou cerca de uma hora e resultou na definição de ações emergenciais, que incluem limpeza e manutenção das galerias pluviais existentes e ampliação dos pontos de captação de água.

LEIA TAMBÉM:

O Terminal Praça da Bíblia recebeu investimento de R$ 29 milhões do Governo de Goiás. A obra ampliou em 60% a área coberta do local, que atualmente atende 42 linhas de ônibus e registra a circulação média de cerca de 65 mil passageiros por dia. Procurada, a Seinfra não respondeu aos questionamentos sobre as possíveis falhas nem em relação ao envio do projeto relacionado à nova obra. O espaço seguirá aberto para manifestação da pasta.