Feirão oferece 400 vagas de emprego para pessoas com deficiência em Goiânia
Ação conjunta busca fortalecer a inclusão e ampliar o acesso desse público ao mercado de trabalho
A inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho é um desafio que vai muito além do cumprimento da lei. Envolve conscientização, diálogo social e superação de barreiras históricas. Com esse propósito, no dia 11 de novembro será realizada a edição de 2025 do Dia D da Contratação da Pessoa com Deficiência, um feirão de empregos que oferece mais de 400 vagas exclusivas para esse público. O evento acontecerá a partir das 14h30, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau da 18ª Região (CEJUSC-JT/1º GRAU), em Goiânia.
O foco da ação é ampliar o acesso de pessoas com deficiência às oportunidades de emprego nos setores de asseio, conservação, vigilância e segurança privada. Durante o período, serão realizados entrevistas, cadastros e seleções para contratações imediatas, além de orientações sobre processos seletivos e inclusão produtiva. O evento contará ainda com intérpretes de Libras, estrutura adaptada, equipe de apoio e atendimento acessível, reforçando o compromisso com uma experiência inclusiva e acolhedora.
LEIA MAIS
Com foco em inclusão e eficiência, Gracinha apresenta nova fase dos programas sociais de Goiás
A expectativa é atender acima de 400 candidatos ao longo da tarde, com vagas preenchidas por ordem de chegada.
A ação é promovida pelo Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra do Estado de Goiás (SEAC-GO) e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada, de Transporte de Valores e de Cursos de Formação do Estado de Goiás (SINDESP-GO), com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18).
Cenário da inclusão
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás tem 482 mil pessoas com deficiência, o que representa 7% da população com dois anos ou mais de idade. Deste total, 7,8% são mulheres e 6,2% são homens.
Apesar dos avanços nas políticas públicas e da abertura de vagas em diversos setores, a inclusão profissional ainda enfrenta obstáculos. Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indicam que mais de 101 mil pessoas em Goiás recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) voltado à pessoa com deficiência. O número, embora represente um importante suporte social, também evidencia um desafio silencioso: como transformar o amparo assistencial em oportunidade de autonomia e desenvolvimento pessoal.
Serviço
O que: Dia D da Contratação da Pessoa com Deficiência
Quando: 11 de novembro, 14h30
Onde: Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau da 18ª Região (CEJUSC-JT/1º GRAU)
LEIA TAMBÉM