PREVISÃO DO TEMPO

Fenômeno em Minas Gerais pode afastar chuvas em Goiás no início desta semana, diz Cimehgo

Fenômeno mineiro gera zonas de alta pressão atmosférica, que causam a descida do ar e impedem a formação de nuvens

Fenômeno em Minas Gerais pode afastar chuvas em Goiás no início desta semana, diz Cimehgo (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Um fenômeno que vem de Minas Gerais pode afastar as chuvas em algumas cidades de Goiás, entre segunda (27) e quinta-feira (2). É o que indica um boletim de previsão do tempo realizado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).

Especialistas afirmam que o fenômeno mineiro gera zonas de alta pressão atmosférica que causam a descida do ar e impedem a formação de nuvens. O resultando é um tempo mais “limpo” e sem grandes chances de precipitação.

No entanto, pancadas de chuvas isoladas ainda devem continuar acontecendo em algumas localidades de Goiás. Isso porque, de acordo com o boletim, a combinação calor e umidade ainda tem forças para gerar chuvas ‘típicas de verão’, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.

Em Goiânia, por exemplo, a expectativa é de variação de nebulosidade nesta segunda-feira (27). Embora haja possibilidade de chuvas isoladas, a população também enfrentará forte incidência de sol, com a temperatura máxima atingindo até 32°C. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 95%.

Nova frente fria

O boletim divulgado pelo Cimehgo também informou sobre a expectativa do avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil a partir de sexta-feira (3). Isso significa que o final de semana em Goiás pode sofrer novas influências com a formação de áreas de instabilidade e possibilidade de chuvas.

Confira previsão do tempo em Goiás