Descanso

Feriadão: servidores da prefeitura de Aparecida só voltam a trabalhar na quinta (15)

Município comemora emancipação na terça, véspera da Proclamação da República. Prefeito decretou ponto facultativo na segunda

Tesouro pede complementação de documentos para emprésimo de US$ 120 mi para Aparecida
Aparecida de Goiânia (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Servidores da prefeitura de Aparecida de Goiânia destrutarão de um feriado prolongado e extenso nessa semana. Além do sábado de domingo, o funcionalismo público municipal terá mais três dias de recesso.

A prefeitura comemora o aniversário de 60 anos de emancipação política na próxima terça-feira (14) e, na quarta, celebra-se o feriado nacional de Proclamação da República. Para que o descanso seja initerrupto, o prefeito Vilmar Mariano decretou ponto facultativo na segunda (13).

Emancipação de Aparecida

Antes de conquistar autonomia administrativa, Aparecida se chamava Goialândia e era um distrito administrado por Goiânia. Foi criado em 26 de dezembro de 1958. Entre 1959 e 1964, Goialândia foi gerida por subprefeitos nomeados pelos prefeitos de Goiânia. O primeiro, por exemplo, foi Antônio Elias de Deus, escolhido pelo prefeito Jaime Câmara.

Depois da emancipação, Aparecida começou a ter os seus próprios prefeitos, mas, em razão do regime militar, eles ainda eram nomeados. O primeiro a chegar ao cargo pelo voto direto foi Tanner de Melo, em 1966. Desde então, os prefeitos têm sido eleitos de forma democrática.

Em 60 anos, o número de bairros em Aparecida cresceu nada menos do que 13 vezes, passando de 23 setores, no ano da emancipação, para mais de 300 bairros na atualidade.