APREENSÃO

Fiscalização apreende veículos de transporte irregular de passageiros em Goiânia

A fiscalização da Prefeitura de Goiânia apreendeu seis veículos que eram usados para transporte irregular…

Fiscalização apreende veículos de transporte irregular de passageiros em Goiânia
Seis veículos que faziam transporte irregular de passageiros foram apreendidos. Os condutores foram multados em R$ 1,6 mil cada (Foto: Seplanh)

A fiscalização da Prefeitura de Goiânia apreendeu seis veículos que eram usados para transporte irregular de passageiros na capital. A ação ocorreu nesta terça-feira (31) na região da Rodoviária de Goiânia e flagrou motoristas sem vínculo com empresas ou aplicativos que ofereciam “corridas informais” para os passageiros, cobrando valores mais altos do que o combinado após o fim do trajeto solicitado.

De acordo com o gerente de Fiscalização de Transportes da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), João Peres Teodoro, o órgão recebeu denúncias nas últimas semanas dando conta que tipo de transporte irregular ocorria principalmente na Rodoviária de Goiânia. “Muitas relatam, além da falta de segurança para os passageiros, a cobrança de valores indevidos no término da viagem, superiores ao combinado inicialmente”, revelou.

Veículos flagrando fazendo transporte irregular foram levados para depósito público municipal (Foto: Seplanh)

Os fiscais abordaram os motoristas no momento em que eles ofereciam “corridas informais” aos passageiros. Conforme a Seplanh, eles não tinham nenhum credencial ou vínculo com empresas e aplicativos autorizados. Porém, além deles, a fiscalização identificou motoristas credenciados realizando captação de passageiros fora dos aplicativos de transportes autorizados a operarem na capital.

Os seis veículo apreendidos foram levados para o depósito público municipal. Já os condutores flagrados foram multados em cerca de R$ 1,6 mil cada um.

Ônibus também já foram flagrados fazendo transporte irregular de passageiros

Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) realizou uma operação em que apreendeu cinco ônibus irregulares que trafegavam em Goiânia.

Na ocasião, o coordenador de fiscalização da ANTT, Hugo Leonardo Cunha, disse que a equipe fez um levantamento prévio dos pontos de embarque e das rotas dos ônibus. Ao avistar um veículo suspeito, a equipe realizava a abordagem para verificar a documentação junto à ANTT e a autorização para realizar a viagem.

“Nós sabemos que os clandestinos tem uma rede de comunicação forte e eles vão aprendendo o nosso modo de operar. Nós sempre alteramos alguma coisa para pegar eles desprevenidos”, disse Hugo, a um veículo local.