NOVIDADE

GCM se prepara para atuar na fiscalização de trânsito em Goiânia

O órgão informou que a intenção é colocar um efetivo de 100 gcms para realizar as tarefas

GCM se prepara para atuar na fiscalização de trânsito de Goiânia
GCM se prepara para atuar na fiscalização de trânsito de Goiânia (Foto: Divulgação - GCM)

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia criou, por meio de um decreto publicado na última quinta-feira (19), uma coordenadoria de trânsito para ficar responsável por ações educativas e de fiscalização na capital. O órgão informou que 33 guardas civis fizeram curso e estão capacitados para o serviço. A intenção da corporação, entretanto, é de colocar mais 67 GCMs na função.

A nova competência da guarda faz parte de uma parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e com Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O objetivo é auxiliar na fiscalização, observando as competências municipais e estaduais relacionadas ao trânsito.

Vale lembrar que apesar de estarem autorizados, ainda não há data prevista para que os GCMs comecem a emitir multas a motoristas infratores.

Campanha de volta às aulas

Nesta segunda-feira (23), em frente às unidades de ensino públicas e privadas, a corporação deu início à campanha de volta às aulas, onde fizeram ações com intuito de conscientizar pais e alunos quanto à importância de respeitar as leis de trânsito.

“Nas semanas que se passaram, já realizamos ações visando a segurança de motociclistas, ações sobre o uso correto do cinto de segurança e sobre o respeito às sinalizações de trânsito. Seguindo as diretrizes, já estamos organizando para as próximas semanas uma operação educativa voltada para os pedestres”, finalizou o GCM.