Requerimento

Goiânia: Prefeitura pode ter que justificar instalação de radares

Texto também cobra que a prefeitura divulgue, por meio de site ou aplicativo, lista com todos os medidores de velocidade existentes

Imagem mostra um dos radares de velocidade instalados pela prefeitura em avenida de Goiânia
Retomada da fiscalização eletrônica em Goiânia recolocou o número de multas de trânsito no mesmo patamar dos anos anteriores (Foto: Jucimar Souza)

A Prefeitura de Goiânia pode ter que apresentar justificativa à Câmara Municipal em relação à instalação de radares eletrônicos nas ruas e avenidas da capital. O requerimento, protocolado na Câmara Municipal pelo vereador Sanches da Federal (PP), solicita que o Executivo apresente estudos que justifiquem a implantação dos equipamentos, contendo a respectiva viabilidade técnica.

O texto é direcionado à Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e, além das informações solicitadas, busca, segundo o autor, garantir a transparência. “Esse ano Goiânia voltou a ter o radar eletrônico, que estava suspenso. No entanto, há uma resolução no Contran que impõe alguns requisitos para instalação e funcionamento desses radares, dentre elas o estudo de viabilidade técnica, as placas e divulgação dos fiscalizados eletronicamente no site oficial”, explicou o vereador ao Mais Goiás.

LEIA TAMBÉM:

E continuou: “Todo radar tem um custo. Se ele existe, deve ser posicionado em locais estratégicos como, por exemplo, em lugares com grande número de acidentes, em frente as escolas e outros. Isso é uma coisa muito séria. Se não houver o cumprimento desses pré-requisitos, tem que cair tudo (os radares)”, disse.

O legislador também disse que durante seus estudos sobre o assunto, não conseguiu localizar informações que orientem o motorista quanto às ruas e avenidas monitoradas, o que, segundo ele, também configura pré-requisito do Contran.

Pensando nisso, o requerimento protocolado na Câmara também cobra que a prefeitura divulgue, por meio de site ou aplicativo, uma lista de todos os medidores de velocidade existentes. Nessa divulgação, devem constar o tipo de radar instalado, o local exato, o número de série e a identificação atribuída pelo órgão competente. “Nada mais é do que um pedido de transparência”, diz o autor da iniciativa.

Fiscalização eletrônica

Conforme mostrado pela reportagem do Mais Goiás, a retomada da fiscalização eletrônica em Goiânia recolocou o número de multas de trânsito no mesmo patamar dos anos anteriores, de acordo com dados da SET.

VEJA MAIS:

Entre abril e julho de 2025, os radares registraram 102.043 autuações, média de pouco mais de 25 mil por mês, semelhante ao histórico antes da interrupção do serviço que ficou nove meses sem funcionar. A reportagem procurou a SET para obter informações sobre a quantidade de radares em Goiânia, bem como se há um cronograma em andamento para instalação de novos equipamentos. Até a publicação deste material, não houve retorno.