RETOMADA CULTURAL

Goiânia terá Carnaval com desfile de escolas de samba na última semana de abril

Goiânia terá Carnaval em abril, segundo o prefeito Rogério Cruz (Republicanos). O anúncio ocorreu durante…

Goiânia terá Carnaval com desfile de escolas de samba na última semana de abril
Goiânia terá Carnaval com desfile de escolas de samba na última semana de abril (Foto: Laylla Alves - Mais Goiás)

Goiânia terá Carnaval em abril, segundo o prefeito Rogério Cruz (Republicanos). O anúncio ocorreu durante fala sobre a retomada das atrações culturais na capital, nesta terça-feira (15).

Segundo o titular da secretaria municipal de Cultura (Secult), Zander Fábio, o evento ocorre na última semana do mês e será destinado ao desfile das escolas de samba da capital, que são cerca de seis. De acordo com ele, contudo, nesta quarta-feira (16) iniciará a conversa com os blocos de Carnaval para saber se eles têm interesse em fazer um esquenta.

Destaca-se, a ideia da prefeitura é promover e apoiar a divulgação e apresentação dos bloquinhos. Os protocolos sanitários contra a Covid-19, contudo, seguirão com limitação de público e uso de máscaras em locais fechados.

Sobre as escolas, Zander explica que, pela falta de tradição na capital, a ideia é que os desfiles ocorram nos bairros onde estão localizadas cada uma, com o fechamento de rua. “Já tivemos uma conversa prévia com a Liga das Escolas de Samba de Goiânia. Agora iremos aprofundar”, revela.

Outros eventos

Durante o anúncio, o prefeito Rogério também avisou que ocorrerão outros eventos, como arraial, chorinho e mais. Vale lembrar, por causa da pandemia da Covid-19, há dois anos não ocorrem essas celebrações.

Segundo o prefeito, as atrações estão definidas e separadas por meses. Elas, contudo, ainda não têm locais e datas certas, mas serão dentro do mês já definido no cronograma.

Outros eventos tradicionais já confirmados pela Secretaria Municipal de Cultura são: Chorinho, Sons de Mercado, FestCine, Festival de Teatro Popular, Grande Arraial e Festival de Ópera, Arte Door, mais atrações novas.

Confira o calendário AQUI.

Palácio da Cultura

Outra novidade é que a antiga sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) se tornará o “Palácio da Cultura” de Goiânia. “Será um grande conglomerado cultural”, revela Zander ao dizer que o local será a sede da Secult, mas também reunirá museu e mais.