Moradores de Goiânia têm até esta sexta (20/2) para pagar IPTU e ITU com desconto de 10%
Contribuintes que não quitarem à vista perdem o desconto de 10% e vão ter que optar por parcelamento. Expectativa é arrecadar R$ 1,2 bilhão
Os moradores de Goiânia têm até esta sexta-feira (20/2) para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Territorial Urbano (ITU) 2026 em cota única com desconto de 10%. Após o encerramento do prazo, quem não quitar o tributo à vista perde o benefício e só poderá pagar em parcelas sem abatimento. A expectativa da Prefeitura é arrecadar cerca de R$ 1,2 bilhão ao longo do ano, já contando com inadimplência e reduções concedidas.
As guias foram enviadas pelos Correios para as casas, mas também podem ser emitidas pela internet, no portal oficial do município. No caso do imposto territorial, a retirada também pode ser feita de forma presencial nas unidades de atendimento do Vapt Vupt. O pagamento pode ser realizado em bancos, lotéricas, aplicativos bancários, cartão de crédito ou PIX, utilizando o QR Code disponível no documento.
“É um desconto considerável. Se o cidadão traduzir em juros, é de 1% ao mês concedido em cima do valor total do imposto”, afirma o secretário da Fazenda, Valdivino de Oliveira.
Emita ou consulte o IPTU e ITU aqui: Consulta e Emissão de Guia para Pagamento
A autônoma Maria Aparecida Santos, de 52 anos, contou que se organizou para aproveitar o desconto. “Eu guardo um pouco todo mês desde o ano passado para já pagar com desconto. Esse desconto ajuda muito e se deixo passar, acaba pesando demais no orçamento. A gente já paga um se organizando para pagar o próximo”, relatou.
Parcelamento em até 12x
Quem não conseguir pagar em parcela única ainda pode dividir o valor em até 11 prestações mensais iguais, sem desconto. Há também a opção de parcelamento em até 12 vezes no cartão, modalidade que mantém o desconto original, mas inclui juros cobrados pela operadora.
- Taxa do lixo paga no IPTU será descontada da conta de água em Goiânia
- IPTU Social 2026: benefício alcança 116 mil famílias após isenção ser ampliada
Segundo a prefeitura, cerca de 100 mil contribuintes estão isentos neste ano. Para a maioria dos imóveis, o valor do imposto teve reajuste baseado na inflação medida pelo índice oficial, com correção aproximada de 4,46%, sem aumento real.
A prefeitura destaca que parte da arrecadação tem destinação obrigatória sendo que 25% devem ser aplicados na educação, principalmente em centros infantis e creches, e 15% na saúde pública, incluindo manutenção de unidades de pronto atendimento e serviços da rede municipal. Os 60% restantes são direcionados a despesas de infraestrutura e manutenção da cidade.