LITERATURA

Governo de Goiás lança projeto para incentivar doações de livros

Campanha Gira Livros visa estimular a prática e reunir acervo para bibliotecas do Estado e Estante Literária. Até 15 de março, Secult disponibiliza caixas em locais públicos de Goiânia para receber exemplares

Governo de Goiás lança projeto para incentivar doações de livros
Governo de Goiás lança projeto para incentivar doações de livros (Foto: Governo de Goiás)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou neste mês o projeto Gira Livros, que disponibiliza caixas em locais públicos para receber doações de obras literárias. A campanha teve início no Centro Cultural Marietta Telles e segue até o dia 15 de março. 

Os objetivos são estimular a doação e troca de livros e reunir acervo para bibliotecas públicas do Estado. A iniciativa também movimenta o projeto Estante Literária, desenvolvido pela Secult. A campanha mostra que a prática é importante para a formação cultural da população, que tem a leitura como ferramenta de transformação social por meio do conhecimento e aprendizagem.

“Nós estamos incentivando a doação porque é uma ação sustentável e que fomenta a leitura. Convido todos a participarem desse projeto porque o livro que está guardado na sua prateleira pode ser muito útil para alguém”, destacou a secretária interina de Cultura, Yara Nunes. O lançamento do projeto ocorreu em 14 de fevereiro, data em que também se celebra o Dia Internacional da Doação de Livros.

Como funciona

Os recipientes são sinalizados com cartazes e estão acessíveis à população tanto no Centro Cultural Marietta Telles Machado e no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, como também na sede dos apoiadores do projeto: Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), localizado na Avenida Assis Chateaubriand, e Defensoria Pública, que fica no Setor Marista. 

Ao final, os livros serão recolhidos e analisados pela equipe técnica da Biblioteca Estadual Pio Vargas, que vai direcionar os títulos ao destino final. Alguns deverão ir para as estantes das bibliotecas públicas de todo o Estado e o restante vai para o projeto Estante Literária, que disponibiliza exemplares gratuitamente para a comunidade.

Onde doar?

Centro Cultural Marietta Telles Machado

Praça Cívica nº 2 – Centro, Goiânia 

Palácio Pedro Ludovico Teixeira

R. 82, 400 – Praça Cívica – Centro, Goiânia  

Tribunal de Justiça de Goiás 

Av. Assis Chateaubriand, 195 – St. Oeste, Goiânia

Defensoria Pública do Estado de Goiás 

Alameda Cel. Joaquim de Bastos, nº 282 – Setor Marista, Goiânia