FINAL FELIZ

Grande Hotel: Negociação entre prefeitura de Goiânia e INSS pode ser concluída em um trimestre; entenda

Negociação já se arrasta há anos e deve ser concluída dentro dos próximos três meses, avalia Zander Fábio

Obras na nova fachada do Grande Hotel (Foto: Pollyana Cicatelli - Mais Goiás)

O impasse que separa o Grande Hotel das principais manifestações culturais de Goiânia está perto de acabar. O secretário de Cultura de Goiânia, Zander Fábio, acredita que a negociação entre a Prefeitura e o INSS envolvendo a aquisição do prédio do Grande Hotel seja concluída dentro dos próximos três meses.

A tratativa foi iniciada, em 2018, ainda na gestão do ex-prefeito Iris Rezende Machado e foi acelerada ao longo do último ano, na esteira do programa “Centraliza”, que atualmente segue em tramitação na Câmara dos Municipal.

Zander resume em que pé estão as negociações junto ao órgão federal. “Nós fizemos uma proposta de compra. A partir daí foi feita uma contraproposta. Em tese, existe uma taxa de ocupação que a Prefeitura teria de pagar para eles. Também há um juros de um recursos que eles devem para a Prefeitura. Fizemos um encontro de contas e eu fiz uma proposta de R$ 7 milhões de reais para aquisição de todo o complexo”, destaca ao Mais Goiás.

Questionado sobre quanto tempo deve se desenrolar toda a negociação, Zander mostra-se otimista. “Eu penso que mais dois a três meses. Tem pelo menos três anos que estamos fazendo essa negociação”, explica. 

Aquisição do Grande Hotel é passo crucial na requalificação do Centro de Goiânia

Atualmente, a Secretaria de Finanças faz a análise da documentação e dos valores encaminhados pelo INSS à Prefeitura de Goiânia. Caberá a pasta, a realização de um estudo do impacto financeiro junto ao Poder Municipal. Nos próximos dias, os órgãos devem se reunir para tratar sobre o assunto.

A gestão municipal aposta que a requalificação do centro da cidade como uma das marcas da administração e por isso tem interesse na aquisição total do Grande Hotel. Atualmente, a estrutura pertence ao INSS. Além de oficinas e cursos de instrumentos como violino, viola clássica, musicalização, canto coral, canto popular, acordeom e teclas, o prédio também abriga servidores da Secretaria de Mobilidade da Prefeitura.

Zander também confirma o que já foi publicado pelo Mais Goiás em outubro de 2023.  A Prefeitura de Goiânia tem interesse em levar toda a estrutura da Secretaria de Cultura ao Grande Hotel, hoje dividida entre um prédio no Parque Atheneu e na Casa de Vidro. A partir daí, feita as devidas manutenções abrir o espaço para visitações e realizações de eventos, especialmente na parte externa.