AVENTURA

Grupo de amigos de Goiás realiza viagem de moto pela América do Sul

Eles já realizaram mais de 20 viagens juntos

Amigos viajam pelo mundo de moto (Foto: Reprodução)
Amigos viajam pelo mundo de moto (Foto: Reprodução)

Um grupo de nove amigos de Itaberaí percorre a América do Sul de moto e, no momento, atravessa o Peru rumo a Lima. Essa é apenas uma das muitas aventuras dos amigos, que desde 1999 se organizam para conhecer o mundo. Eles já estiveram na Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e agora no Peru. O próximo destino é Ushuaia.

“A ideia de fazer viagens de moto surgiu há 26 anos”, conta Sirlei Cristina dos Santos e Silva, de 57 anos, conhecida como Linda. “Quando éramos jovens, fazíamos trilhas perto da nossa cidade. Um dia, eu, meu esposo Flávio, a Carla e o José Lúcio tivemos a ideia de viajar de moto. Foi assim que começou.” A primeira grande aventura do grupo foi ao Pantanal, e desde então, já somam mais de 20 viagens longas, além de diversos passeios curtos pelo Brasil.

Organização e desafios

A organização é feita com antecedência. “Deixamos o roteiro por conta do Zé Lúcio, porque ele é muito bom com GPS e organização. Ele é nosso guia”, explica Linda. Durante as viagens, eles enfrentam desafios como o frio, calor, poeira, estradas ruins, chuvas e até problemas com a altitude. “Um de nós passou mal aqui no Peru por causa da altitude. Mas é muita alegria conhecer outros países, paisagens e culturas. Isso não tem preço, vale todos os desafios”, afirma.

Outro desafio enfrentado, especialmente pelas mulheres do grupo, é a limitação de bagagem. “A bagagem tem que ser mínima. Mulher gosta de levar muita coisa. Mas o bom da viagem de moto é que você aprende que não precisa de muita coisa para viver, nem muita roupa, sapato ou maquiagem”, conta Linda. “A bagagem reduzida ensina muito. A gente aprende a viver com menos.”

Os imprevistos também fazem parte da aventura. “Já furou pneu, e hoje mesmo meu marido, que é mecânico, está trocando as pastilhas de freio das motos dos amigos”, relata. Apesar dos perrengues, eles seguem confiantes. “Todas as manhãs fazemos oração. Deus nos guia para lugares maravilhosos”, diz Linda.

O preparo para cada nova viagem começa meses antes. “Todo ano a gente se planeja, junta dinheiro, organiza a vida. Deixamos família, filhos… mas é gratificante”, afirma. Linda deixa um conselho para quem sonha em fazer o mesmo: “Não espere. A vida passa muito rápido. Às vezes, você já tem o necessário: saúde e vontade. Se tem vontade, faça acontecer.”

No Brasil, o grupo já percorreu o Sul e o Nordeste, e também tem costume de realizar passeios curtos. “Às vezes a gente levanta no domingo e roda 100 km só para tomar um café da manhã. É uma desculpa para andar de moto”, brinca.

Para o grupo, viajar de moto vai além do turismo, é um estilo de vida. “A gente fala que quer colecionar memórias, não bens. Se me perguntam se prefiro ir de avião, carro ou moto, eu escolho a moto. Na moto, a gente faz parte da natureza, vê tudo de perto”, destaca.

Conheça os viajantes:

  • José Lúcio Lemes Filho, 51 anos
  • Carla de Deus Lima Lemes, 48 anos
  • Andreilton Teixeira Magalhães, 55 anos
  • Kátia Lourena Cardoso Costa Magalhães, 49 anos
  • José Alves de Almeida Junior, 62 anos
  • Flávio Cândido da Silva, 57 anos
  • Sirlei Cristina dos Santos e Silva (Linda), 57 anos
  • Fábio Alves dos Santos, 54 anos
  • Marise Pedroso da Silveira Santos, 53 anos

LEIA TAMBÉM: