TUDO NORMAL

Marginal Botafogo passa por monitoramento após chuva volumosa em Goiânia

Em apenas 1h30, choveu mais da metade do que é previsto para um mês. Foram 83,6 milímetros de precipitação em Goiânia

Marginal Botafogo passa por monitoramento após chuva volumosa em Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Marginal Botafogo passou por monitoramento nesta segunda-feira (30), após uma volumosa chuva ter atingido Goiânia e a Região Metropolitana da capital no domingo. Leitores do Mais Goiás enviaram vídeos que mostram que o Córrego Botafogo transbordou nas proximidades da Avenida Jamel Cecílio no momento da tempestade. 

Nesta segunda, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) foram encaminhadas para vistoriar todos os pontos de alagamento registrados no domingo. Foi feita a limpeza das vias, retirada de lixo das bocas de lobo e ramais.

De acordo com a pasta, em apenas 1h30, choveu mais da metade do que é previsto para um mês. Foram 83,6 milímetros de precipitação, no Jardim Botânico, por exemplo. Por esse motivo, a Seinfra reforçou que “é de extrema importância a colaboração da população no descarte correto do lixo, entulho e material de poda de vegetação, principalmente em período de chuva”. 

Embora a chuva tenha sido volumosa, a Seinfra enfatizou que a vistoria realizada na Marginal Botafogo foi rotineira. Além disso, disse que “apesar da ocorrência de alagamentos em diversos pontos da cidade, com o final da chuva, o escoamento se normalizou na maioria dos locais”.

Em 2022, foram limpas 39.728 bocas de lobo, 101.933 ramais e 1.290 poços de visita. Destes locais, as equipes retiraram 7.367,50 toneladas de entulhos, como lixo doméstico, sacolas plásticas, galhos, folhas, resto de construção, marmitas de isopor e roupas. Foram limpos também 1.651 unidades de bueiros/pontes.