COVID-19

Menino de 8 anos com paralisia cerebral morre após contrair covid-19, em Goiânia

Gael Oliveira Clímaco, de 8 anos, morreu na noite de quarta-feira (19) após ser internado…

Menino de 8 anos com paralisia cerebral morre após contrair Covid-19, em Goiânia
Menino de 8 anos com paralisia cerebral morre após contrair Covid-19, em Goiânia (Foto: Arquivo Pessoal)

Gael Oliveira Clímaco, de 8 anos, morreu na noite de quarta-feira (19) após ser internado com Covid-19, em Goiânia. A família relata que o menino tinha paralisia cerebral, fato que classifica a criança como grupo de risco. Apesar de tomar todos os cuidados necessários, Gael se contaminou dias antes da chegada da vacina pediátrica no Estado, ficou cerca de uma semana internado e não resistiu.

Os familiares relatam que mantiveram um isolamento rigoroso, além de manter mãos e pertences de toda a família higienizados. Porém, mesmo com todo o cuidado, a família se contaminou.

Menino apresentou piora após poucos dias de internação

A criança foi internada após apresentar sintomas graves de covid-19, o quadro clínico do menino piorou em poucos dias de intenção. O atual questionamento dos familiares é se Gael sobreviveria se tivesse recebido a vacina contra a covid-19.

Como a morte da criança foi em decorrência da civid-19, Gael não pode ser velado devido aos protocolos de segurança sanitária estipulados para evitar a disseminação do vírus. O enterro aconteceu na tarde desta quinta-feira (20) no Cemitério Parque Memorial.

Vacinação infantil

Na segunda-feira (17), Goiânia iniciou a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A aplicação do imunizante acontece em ordem decrescente. Atualmente, a vacina está disponível para crianças a partir de 10 anos, ou que tenha comorbidades, em 15 postos espalhados pela capital. Confira os locais de vacinação pediátrica

Para vacinar é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, comprovante de endereço e ainda documento pessoal da criança (certidão de nascimento ou RG).

Não é necessário agendar e pais/responsáveis de crianças que não tenha condições de ir aos postos de vacinação, podem solicitar a aplicação da dose pelo telefone (62) 3267-6123 ou pelo WhatsApp (62) 3524-6305.

Leia outras notícias no Mais Goiás

Em um ano de vacinação, quase 70% dos brasileiros já tomaram 2 doses

79% dos brasileiros apoiam vacinação de crianças de 5 a 11 anos, diz Datafolha

“Para vacinarem meu filho, terão que passar por cima de mim”, diz Carla Zambelli

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt