Meteorologia prevê retorno das chuvas e alerta para tempestades em mais de 50 cidades de Goiás; veja lista
Chegada da frente fria deve favorecer rajadas de vento, descargas elétricas e, eventualmente, granizo em algumas localidades
O tempo seco que predomina em Goiás há mais de uma semana deve começar a mudar nos próximos dias. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o avanço gradativo de uma frente fria pela região Sudeste do país deve provocar alterações nas condições climáticas do estado a partir da quinta-feira (30/10), com o retorno das pancadas de chuva e risco potencial de tempestades em diversas cidades.
A previsão indica que o dia será de sol com variação de nebulosidade, mas a chegada da frente fria deve favorecer rajadas de vento, descargas elétricas e, eventualmente, granizo em algumas localidades. O Cimehgo alerta para a possibilidade de temporais em mais de 50 municípios goianos, são eles:
VEJA TAMBÉM:
- Água Limpa
- Aloândia
- Alto Paraíso de Goiás
- Aporé
- Bom Jesus de Goiás
- Buriti Alegre
- Cachoeira Alta
- Caçu
- Caldas Novas
- Castelândia
- Catalão
- Cezarina
- Chapadão do Céu
- Corumbaíba
- Cromínia
- Davinópolis
- Edealina
- Edéia
- Goiandira
- Goiatuba
- Gouvelândia
- Inaciolândia
- Indiara
- Ipameri
- Itajá
- Itarumã
- Itumbiara
- Jandaia
- Joviânia
- Lagoa Santa
- Mairipotaba
- Mara Rosa
- Marzagão
- Maurilândia
- Mineiros
- Morrinhos
- Nova Aurora
- Ouvidor
- Panamá
- Paranaiguara
- Planaltina
- Pontalina
- Professor Jamil
- Quirinópolis
- Rio Quente
- Santa Rita do Araguaia
- São Simão
- Serranópolis
- Três Ranchos
- Turvelândia
- Varjão
- Vicentinópolis
A capital Goiânia não está entre as cidades com risco potencial para tempestades. A previsão para próxima quinta indica mínima de 20°C e máxima de 33°C, com tempo parcialmente nublado e aumento gradual da umidade do ar.
Segundo o Cimehgo, outubro é um mês de transição entre o período de estiagem e o início das chuvas, o que explica as variações climáticas observadas nos últimos dias. Atualmente, o sul e o sudoeste do estado estão há 11 dias sem chuva, a região central e oeste, há 10 dias, e o norte e leste, há 9 dias.
LEIA MAIS:
O índice de umidade relativa do ar em Goiás continua em estágio de atenção, com valores entre 21% e 30%, o que, segundo especialistas, exige cuidados redobrados com a hidratação e a exposição prolongada ao sol.