Goiânia: Motorista que atropelou e matou idosa que varria calçada é solto em audiência de custódia
Vítima morreu um dia após seu aniversário enquanto varria a calçada de casa

O motorista bêbado que atropelou e matou uma idosa de 73 anos enquanto ela varria a calçada de casa foi solto durante audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (12/5). A decisão é do juiz Lourival Machado da Costa. O acidente aconteceu Setor Chácaras Retiro, nas proximidades da Avenida Perimetral Norte, em Goiânia, no final de semana.
O caso ocorreu na noite do último domingo (11/5), um dia depois do aniversário da idosa. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o motorista embriagado perdeu o controle do veículo, subiu na calçada e acabou atingindo Benedita Lopes de Sousa.
Logo após o acidente, o condutor do carro, identificado como Weber Jeferson Barbosa Xavier, de 34 anos, fugiu do local, mas foi encontrado pela polícia. Ele realizou o teste do etilômetro, que constatou a presença de 0,76 miligramas de álcool por litro de ar expelido, valor que configura crime de trânsito conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, foi constatado que a documentação do veículo estava atrasada há dois anos.
Motorista informou que não se lembrava do ocorrido
Durante depoimento, o motorista afirmou que não se lembra do que aconteceu. Weber informou que estava indo para a casa de um amigo quando perdeu o controle do veículo. Ele ainda afirmou que, antes disso, participou de uma celebração na casa da sogra. O homem confessou aos policiais que bebeu nesse momento e dirigiu logo na sequência.
Na decisão, o magistrado afirmou que a lei para decretar a prisão preventiva deve estar de acordo com o artigo 312 do Código Penal. Ele estabelece que a medida seja usada como garantia da ordem pública. Como o motorista é réu primário, tem endereço fixo e trabalho lícito, a prisão foi alterada para medidas cautelares.
CNH suspensa e uso de tornozeleira eletrônica
Agora, o motorista que atropelou e matou a idosa deve comparecer todo o mês à justiça a partir de junho, não se ausentar da Comarca por mais de 15 dias sem autorização da justiça, não beber, não frequentar bares e boates. Além disso, ele deve ir para casa antes das 22h nos dias úteis. Nos finais de semana e feriados, ele não pode sair de sua residência.
A CNH do motorista também foi suspensa e ele deve usar tornozeleira eletrônica pelo prazo de 180 dias. Agora, Weber deve aguardar as investigações do caso, que estão sob responsabilidade da Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (DICT).