FINALIZADA

Obra na ponte na BR-153 é finalizada e tráfego é liberado, em Aparecida de Goiânia

A ponte construída no quilômetro 508 da BR-153 e que passa sobre o Ribeirão Santo…

Obra na ponte na BR-153 é finalizada e tráfego é liberado, em Aparecida de Goiânia (Foto: Reprodução - Triunfo Concebra)

A ponte construída no quilômetro 508 da BR-153 e que passa sobre o Ribeirão Santo Antônio, em Aparecida, foi concluída e o tráfego, finalmente liberado. Trecho estava interditado desde do dia 21 de dezembro de 2021, quando parte da pista desmoronou em razão do volume das chuvas.

De acordo com a Triunfo Concebra, que é a empresa responsável pela rodovia, o último sistema de drenagem havia sido construído na década de 50 e não suportava mais a vazão de água das chuvas ao Ribeirão Santo Antônio. As fortes chuvas também provocaram uma erosão na pista e comprometeram a estrutura e fundação do bueiro e dos aterros laterais.

Uma série de problemas foram causados por conta da interdição, como o congestionamento nos horários de pico e acidentes. O mais trágico deles aconteceu na madrugada do dia 24 de dezembro, véspera de natal, quando um ônibus com 57 passageiros caiu no córrego e causou a morte de sete pessoas e deixou outras 23 feridas.

Cratera que se formou após ocorrência de fortes chuvas na BR-153, problema originou o desvio no local(Foto: Reprodução – TVAnhanguera)

Cratera que se formou após ocorrência de fortes chuvas na BR-153, problema originou o desvio no local(Foto: Reprodução – TVAnhanguera)

Finalmente entregue, a ponte de concreto armado tem 30 metros de comprimento, com lajes de aproximação estaqueadas, de 6 metros de comprimento cada lado, ficando a obra com uma extensão total de 42 metros, contendo estrutura com 12 vigas pré-moldadas em concreto e com fundação composta por 54 estacas metálicas de 17 metros de comprimento, em média, para suporte das vigas e das lajes de transição.

Além da construção da ponte, toda a sinalização vertical e horizontal do trecho foram refeitas. A liberação do tráfego ocorreu após inspeção conjunta com representantes da Polícia Rodoviária Federal, da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e equipe técnica da Triunfo Concebra.