Crime Ambiental | Goiás

Operação atua contra construções irregulares às margens da Lagoa Formosa, em Planaltina

Levantamento feito pelo Ibama mostrou que diversas casas, quiosques e até passarelas foram construídas no local. Lagoa é uma das nascentes do Rio Maranhão e este abastece diversas cidades do Entorno

Operação é deflagrada para combater construção irregulares às margens da Lagoa Formosa, em Planaltina de Goiás
Operação é deflagrada para combater construção irregulares às margens da Lagoa Formosa, em Planaltina de Goiás (Foto: Divulgação)

Foi deflagrada, nos últimos três dias, uma operação para combater construções irregulares às margens da Lagoa Formosa, em Planaltina de Goiás, no Entorno de Distrito Federal. A operação é conduzida pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema).

De acordo com a corporação, as diligências tiveram início após pedido do Ministério Público (MP-GO), que se baseou em autos de infração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No levantamento feito pelo instituto, foram constatadas diversas construções de casas, quiosques e passarelas às margens da lagoa.

Ao vistoriar o local, a Dema confeccionou 46 procedimentos policiais que serão encaminhados  ao Judiciário. As autuações são pelo crimes de impedir ou dificultar a regeneração natural e construir em área não-edificável. Todos estão previstos na Lei de Crimes Ambientais. Os donos dessas propriedades também foram multados em cerca de R$ 500 mil.

A Dema destaca que a preocupação com a situação da Lagoa é pelo fato dela ser uma das nascentes do Rio Maranhão. Este, por sua vez, abastece vários municípios do Entono e região como Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Mimoso de Goiás, Barro Alto, Niquelândia e Uruaçu. Além disso, o Rio Maranhão deságua no Lago de Serra da Mesa. Também é investigado o uso de drenos na região da nascente.

Mais detalhes serão passadas em coletiva, às 10h30.