TODO O BRASIL

‘Piratas dos shoppings’: polícia prende integrante de quadrilha que rouba joalherias

Além de integrar quadrilha especializada em furto de joalherias, suspeito também é acusado de homicídio e roubo em lojas de celulares

PCGO prende integrante de quadrilha especializada em roubo de joalherias em diversos shoppings do país
PCGO prende integrante de quadrilha especializada em roubo de joalherias em diversos shoppings do país (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (26), o suspeito de integrar a quadrilha “Piratas dos shoppings”, especializada em roubo à joalherias de diversos shoppings centers do Brasil. A prisão foi realizada na casa do investigado em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal. O último roubo praticado pelo suspeito, que passou quatro anos foragido, foi em um shoppings de Samambaia (DF).

Além das joalherias, o homem também cometia furtos em lojas de celulares e é apontado como autor de um homicídio doloso praticado em janeiro de 2018, no Setor de Mansões Bittencourt na cidade em que foi preso. De acordo com a polícia, o homem atuava principalmente no Ceará, em São Paulo e no Distrito Federal acompanhado de outros integrantes da quadrilha.

Imagens de câmeras de segurança ajudaram a polícia a chegar até o suspeito. Entre as filmagens analisadas estão a de furtos em uma rede de supermercados no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e em duas lojas de venda de celulares nos shopping Iguatemi e Santa Maria. Todas no Distrito Federal. Porém, a apuração revelou que a quadrilha é suspeita de cometer roubos em outras lojas e shoppings de vários estados do Brasil.

Conhecida como “Piratas dos shoppings”, o grupo é estruturada em núcleos e divididos entre executores, financiadores e receptadores. Eles se deslocam entre os estados burlando a fiscalização em rodoviárias interestaduais, com o uso de documentos falsificados.

O detido foi encaminhado para a delegacia, onde prestou depoimento e passou pela audiência de custódia. Ele segue na unidade prisional de Samambaia à disposição da Justiça. A investigação continua afim de descobrir a identificação dos demias integrantes da quadrilha.

Furto em joalheria

Em Goiânia, uma joalheria no Setor Marista, foi assaltada por dois homens que utilizaram uma pedra para quebrar a porta de vidro e invadir o local. O assalto ocorreu por volta das 3h05 e durou menos de 30 segundos. Os criminosos recolheram joias e objetos de valor, causando um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 20 mil, segundo o proprietário Lauro Teles. O alarme da loja não foi acionado com a quebra do vidro e a joalheria não possui seguro.

Também na capital, um venezuelano de 24 anos foi preso em flagrante por furtar joalherias no Setor Campinas. Ele fingia ser cliente para trocar peças de valor por bijuterias sem que os funcionários percebessem. O prejuízo estimado de uma das lojas ultrapassa R$ 26 mil. Os funcionários das lojas reconheceram o homem como autor dos furtos, levando à sua prisão.

Além disso, a pessoa que recebia as joias também foi presa por receptação. Parte das correntes de ouro furtadas foi recuperada e devolvida às vítimas. O venezuelano tinha passagens por furto e foi encaminhado para a delegacia. O receptador trabalhava com uma loja de compra e venda de ouro e já havia derretido parte do ouro roubado.