Polícia zera ocorrências com fechamento de distribuidoras na madrugada, em Goiânia
Regulamentação do horário de funcionamento refletiu em setembro sem registros policiais nas distribuidoras da capital
O mês de setembro terminou sem nenhum registro de ocorrência relacionado a distribuidoras de bebidas em Goiânia. O resultado, divulgado pela Polícia Militar de Goiás (PMGO), é atribuído à nova lei municipal que restringe o horário de funcionamento desses estabelecimentos. De acordo com a norma, as distribuidoras devem encerrar o atendimento presencial às 23h59, podendo operar apenas por delivery entre meia-noite e 4h59.
Antes da regulamentação, os números da PMGO mostravam que 43,8% das tentativas e homicídios registrados em julho do ano passado ocorreram em bares ou nas portas de distribuidoras. Levantamento da prefeitura aponta que 61,5% dos goianienses já presenciaram comportamentos perigosos ou inadequados nas proximidades desses estabelecimentos durante a noite.
LEIA
A pesquisa também indica que 73,6% da população aprovam o novo horário e 45,8% dos goianienses acreditam que a medida contribui para a redução da violência e do consumo de drogas.
SAIBA MAIS:
O prefeito Sandro Mabel (UB) explica que a medida foi criada para reduzir crimes associados ao consumo de álcool em áreas públicas e garantir mais tranquilidade aos moradores que vivem próximos a esses locais. Segundo ele, a ideia é, também, garantir mais tranquilidade aos moradores que vivem próximos a esses estabelecimentos.
LEIA TAMBÉM:
A lei também alcança locais que funcionem sob outras denominações como empórios, mercearias, minimercados, armazéns, lojas de conveniência ou bares, bastando que o estabelecimento tenha a venda de bebidas alcoólicas como principal atividade.