EDUCAÇÃO

Prefeitura de Goiânia entrega oito novas escolas ou CMEIs nesse semestre

A prefeitura de Goiânia vai entregar, só nesse semestre, oito novas escolas ou Centros Municipais…

Prefeitura de Goiânia entrega oito novas escolas ou CMEIs nesse semestre (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Prefeitura de Goiânia entrega oito novas escolas ou CMEIs nesse semestre (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A prefeitura de Goiânia vai entregar, só nesse semestre, oito novas escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Juntas, essas unidades têm capacidade para atender 1,6 mil alunos. A primeira foi inaugurada pelo prefeito Rogério Cruz na manhã desta quinta-feira (24): é o CMEI Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, localizada no setor Leste Universitário. com capacidade para 220 crianças de dois anos a cinco anos e 11 meses.

Todas essas 1,6 mil vagas foram preenchidas no começo do ano, em consonância com o calendário escolar do resto da rede municipal de ensino. Até que as estruturas físicas sejam inauguradas, os alunos estão no regime remoto. O próximo prédio a ser entregue é o CMEI da Providência, localizado no Jardim Novo Mundo. A obra já está praticamente pronta e depende apenas de ajustes finais.

Completam o rol de unidades que Rogério Cruz vai inaugurar na primeira metade de 2022 o CMEI Bem-Me-Quer (Crimeia Leste), CMEI do setor Brisas do Cerrado, CMEI do Madre Gemana, CMEI Vale do Araguaia, Escola Municipal Donata Monteiro da Motta (Crimeia Leste) e Escola Municipal Rotary Goiânia Leste (Universitário).

Os projetos dessas oito escolas e CMEIs já existiam desde a administração passada e foram concluídos agora, no mandato de Rogério. O grande impulso para que isso acontecesse veio no dia 23 de dezembro do ano passado: o poder Executivo fez um repasse global de R$ 33 milhões às 340 unidades da rede municipal para que concluíssem obras ou investissem na superação de gargalos quaisquer (como aumentar um muro, adquirir mobiliário etc). Nessas oito escolas ou CMEIs, o dinheiro foi usado para que os respectivos projetos fossem finalizados.

Nesse processo, a Secretaria Municipal de Educação afirma que contou com valorosa contribuição da Secretaria de Infraestrutura e da Comurg para cessão de operários e de material de construção, porque a abertura de novas licitações para cada demanda que surgisse teria atrasado o cronograma.

Concurso na Educação

Na inauguração desta quinta (24), o prefeito deu detalhes sobre o concurso público que o município vai realizar para o provimento de vagas na administração – em especial, na saúde e na educação. Estão previstas, entre outras, vagas para 69 enfermeiros; 64 agentes comunitários; 58 auxiliares; 50 agentes de combate a endemias; além de 23 dentistas e 243 médicos que atuam em diferentes especialidades.

O prefeito informou também que está em diálogo com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), SindiGoiânia e Sintego para anunciar, nos próximos dias, o pagamento aos professores da data-base de 2020 e 2021. “Agora temos condição de cumprir essa meta, e vamos anunciar o plano. Também estamos discutindo a questão do piso, fazendo os estudos de impacto”.

A unidade inaugurada fica na rua 226, no Setor Leste Universitário. Possui 10 salas, cozinha, banheiros adaptados, brinquedoteca, biblioteca, parquinho e refeitório.”São 220 vagas e esse número pode ser ampliado até 400, somente neste CMEI. Desde julho do ano passado, trabalhamos para ampliar as vagas na educação”, afirmou Rogério.

Arcebispo emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz participou da solenidade com uma bênção a educadores e demais profissionais do CMEI Dom Antônio Ribeiro de Oliveira e, em especial, às crianças que serão atendidas no local.

A diretora do CMEI, professora Leda Vieira, agradeceu o empenho da prefeitura para concluir a obra. “No final do ano passado, a prefeitura destinou R$100 mil a cada instituição educacional em Goiânia. Agradecemos por isso”, diz a diretora.