Mobilidade

Prefeitura de Goiânia entrega viaduto Lauro Belchior nesta sexta

A prefeitura de Goiânia entregou, na tarde desta sexta-feira (27), o viaduto Lauro Belchior. A…

Prefeitura de Goiânia entrega viaduto Lauro Belchior
Foto: Divulgação

A prefeitura de Goiânia entregou, na tarde desta sexta-feira (27), o viaduto Lauro Belchior. A obra liga Setor Leste Universitário com o Jardim Novo Mundo e, de acordo com o Paço Municipal, irá facilitar a conexão de mais de 30 bairros da Região Leste ao Centro da capital.

Durante a solenidade o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) afirmou que o viaduto atende a uma demanda antiga da região. Na entrega, ele destacou que os bairros beneficiados pelo projeto não possuíam entradas viárias, exceto pelas Avenidas Anhanguera e Olinda. “Sabemos da importância de abrir novos acessos em uma cidade projetada para 50 mil habitantes e que, hoje, conta com uma população aproximada a 1,6 milhão, devido a um crescimento exponencial”.

Rogério ressaltou ainda que a nova via irá reduzir pontos críticos de afunilamento no fluxo de veículos, como o acesso para a Avenida Anhanguera, a partir da Vila Morais. Depois da inauguração, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) vão monitorar o fluxo de veículos pelo viaduto por meio de drones. “A estimativa inicial é de cerca de 2,5 mil veículos por dia, mas o monitoramento nos dará o fluxo real”, completou.

O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, disse que o monitoramento tem o objetivo de buscar soluções de mobilidade, caso sejam necessárias. “Se houver movimento maior de carros, estudaremos, por exemplo, a possibilidade de alargar as vias que seguem pelo Jardim Novo Mundo para comportar o viaduto”, disse.

Mobilidade urbana

Além do viaduto Lauro Belchior, a prefeitura inaugurou recentemente o Complexo Viário da Jamel Cecílio. Além disso, a previsão é entregar o viaduto da Perimetral, no cruzamento com a Avenida Goiás, nos próximos dias.

Sobre a obra da Perimetral, Rogério Cruz afirmou que questões de segurança na conclusão das fundações levaram ao atraso na entrega, mas que todo o trabalho deve estar finalizado nos primeiros dias de junho.