SAÚDE

Prefeitura de Goiânia fecha parceria com UFG para permanência de salas de vacina

As salas de vacina ficam na Faculdade de Enfermagem e, a longo prazo, devem receber todas as vacinas do Calendário Básico

Prefeitura de Goiânia fecha parceria com UFG para permanência de salas de vacina
As salas de vacina ficam na Faculdade de Enfermagem e, a longo prazo, devem receber todas as vacinas do Calendário Básico (Foto: SMS)

A prefeitura de Goiânia firmou um acordo com a Universidade Federal de Goiás (UFG) que prevê o funcionamento de salas de vacina, por cinco anos, na Faculdade de Enfermagem da instituição. Atualmente, os locais funcionam para aplicação de vacinas contra Covid-19. No entanto, a previsão que é que imunizantes contra outras doenças sejam incorporadas a longo prazo.

O termo de cooperação foi firmado entre a UFG e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), por meio do reitor da universidade, Edward Madureira, e o titular da SMS, Durval Pedroso. As salas de vacina alvos do acordo funcionam no combate à Covid-19 a Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), situada na Rua 227, Viela Q. 68, S/N, setor Leste Universitário.

Porém, conforme a SMS, “o objetivo é ampliar esse leque e fornecer todas as vacinas de rotina conforme o Calendário Básico de Vacinação”.

Salas de vacina na UFG: quem fará o quê

O termo assinado especifica ainda que, além de ceder o espaço, a UFG ficará encarregada de disponibilizar a “mão de obra necessária para a execução dos serviços, cadastro, triagem, aplicação da dose, registro no sistema de informação vigente e gerenciamento dos resíduos, de forma a garantir a adequada logística da imunização, com segurança e efetividade”.

Já a Secretaria de Saúde ficará responsável por disponibilizar as Câmaras Frias e o monitoramento e controle da temperatura adequada, além do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, de transporte das vacinas e insumos (seringas e agulhas) e dos serviços de gerenciamento e descarte dos resíduos produzidos.