PRF apreende cargas de madeira transportadas irregularmente em Goiás
Cargas vinham do Pará e seriam distribuídas em outros estados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu duas cargas de madeira transportadas de forma irregular em rodovias que cortam o estado de Goiás. As ocorrências foram registradas em Goiânia e São Miguel do Araguaia. Ao todo, cerca de 145 m³ de madeira foram apreendidos. A ação aconteceu durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada de 1º a 5 de junho.
Os dois casos foram registrados na última terça-feira (3/6). O primeiro aconteceu na BR-060, em Goiânia. Durante uma fiscalização, a PRF abordou um caminhão bitrem que transportava madeira vinda da cidade de Tailândia (PA) com destino ao Paraná. Ao ser abordado, o motorista apresentou uma nota fiscal que registrava o transporte de cavaco de madeira, mas os agentes constataram a presença de toras, o que levantou suspeita sobre a legalidade da carga.
Diante das inconsistências encontradas na documentação e da possibilidade de crime ambiental, a ocorrência foi encaminhada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). Servidores do órgão realizaram a verificação da carga para identificar as espécies de madeira e registrar as autuações administrativas cabíveis. Ao todo, 75 m³ foram apreendidos nesse caso.
São Miguel do Araguaia
No mesmo dia, outra equipe da PRF abordou um caminhão no km 156 da BR-080, no município de São Miguel do Araguaia. O veículo vinha da cidade de Moju (PA) e tinha como destino a cidade de São Luís de Montes Belos (GO). Ao ser questionado sobre a origem da carga, o motorista apresentou documentação com divergência entre a essência informada e a madeira transportada.
A carga, com volume estimado em 70 m³, foi encaminhada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para os procedimentos legais. Inicialmente, o crime identificado é o de transporte de madeira sem licença válida, conforme previsto na legislação ambiental.
Os dois condutores, de 39 anos, assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. As cargas e os caminhões foram apreendidos.
Mais de 300 m³ de madeira irregular já foram apreendidas em Goiás em 2025
Até o momento, somente no primeiro semestre de 2025, a PRF já apreendeu cerca de 300 m³ de madeira irregular em Goiás, o que equivale a quatro caminhões bitrem carregados. Apenas durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada de 1º a 5 de junho, a PRF contabiliza a retenção de 150 m³ de madeira sem documentação regular no estado.