COVID-19

Rejeição por marca provoca “sobra” de doses em drive-thru de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia confirmou, em nota divulgada nesta sexta-feira (23), que foram registradas “sobras”…

Rejeição por marca provoca "sobra" de doses em drive-thru de Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A Prefeitura de Goiânia confirmou, em nota divulgada nesta sexta-feira (23), que foram registradas “sobras” de senhas para vacinação contra a Covid-19 em alguns dias desta semana, no drive-thru do Shopping Passeio das Águas. O fato estaria relacionado com a rejeição por parte de algumas pessoas da fabricante da dose que é aplicada neste ponto de vacinação. Apesar disso, mais recentemente todas as senhas foram distribuídas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a distribuição de duas mil senhas tem sido feita diariamente no drive do shopping. No entanto, “até alguns dias atrás, estavam ‘sobrando’ pela baixa procura no local” – o que ocorreu, por exemplo, na última quarta-feira (21).

Para a pasta, essa situação seria provocada pelo fato de algumas pessoas optarem por não tomar a dose que, atualmente, é aplicada no drive. Ao tomarem conhecimento da fabricante da dose, alguns acabam desistindo de pegar a senha – até mesmo para driblar o decreto municipal que joga para o fim da fila quem escolhe a vacina pela marca – para tentar agendar em algum posto ou, simplesmente, deixam de se imunizar.

Veja a nota na íntegra da SMS:

“A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que tem feito a distribuição de duas mil senhas no drive thru do Shopping Passeio das Águas diariamente e que até alguns dias atrás, estavam “sobrando” senhas pela baixa procura no local, o que permitiu, junto ao recebimento de novas doses, a ampliação para o grupo a partir de 35 anos. A SMS destaca que na última quinta-feira (22), conseguiu entregar todas as senhas e não houve retorno das doses para a Rede de Frio. Até a tarde desta sexta-feira (23), já foram distribuídas 1.890 senhas e a expectativa é de que sejam entregues as duas mil até o fim do dia. Vale ressaltar que a dinâmica estabelecida para o drive é diferente dos postos fixos, uma vez que o primeiro é feito por demanda espontânea e o segundo, por agendamento.”

Vacinas salvas

Quanto às vacinas que acabam “sobrando” no dia da aplicação, a SMS destacou que a situação não acarreta nenhum prejuízo. Conforme explicado pela pasta, o tipo de dose aplicado no drive pode ficar armazenado por até 48 horas após a abertura do frasco. O que significa que elas são armazenadas para aplicação no dia seguinte.