Quinta-feira, 06 de Agosto de 2026
Barragens

Represas que se romperam em Catalão não possuem outorga e cadastro na Semad

Pasta estadual alega que responsabilidade de licenciamento e fiscalização é da prefeitura do município

Por - Goiânia, GO
Publicado em: • Atualizado em:
As três represas que se romperam em Catalão após temporal na madrugada desta quarta-feira (29) não possuem outorga e cadastro na Semad. (Foto: Divulgação/Governo)

As três represas que se romperam em Catalão após temporal na madrugada desta quarta-feira (29) não possuem outorga e cadastro na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Pasta alega que responsabilidade de licenciamento e fiscalização é da prefeitura do município.

Segundo dados divulgados pelo governo estadual, o maior barramento rompido na cidade possui 1,6 hectare, seguido de outro com 0,65 hectare e o terceiro de 0,21 hectare. Nenhum deles, conforme nota destinada à imprensa, possui outorga, nem cadastro no sistema de barragens implantado em julho do ano passado.

Ainda de acordo com a pasta, Catalão é um município descentralizado para realizar o licenciamento ambiental. Isto significa, portanto, que a responsabilidade de concessão de licença é do município. A secretaria informou, também, que não foram localizadas junto à Semad outorgas ou dispensas para os barramentos, nem para uso dos recursos hídricos.

O Mais Goiás tentou contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Catalão para questionar se as represas possuíam licenciamento e se havia plano de segurança, avaliação técnica de engenheiros, laudo de estabilidade, mapa da mancha de inundação em caso de rompimento e outras exigências para legalização de barramentos e aguarda retorno.

Em entrevista ao Portal no início de janeiro, após o rompimento de uma barragem em Pontalina, a titular da Semad, Andréa Vulcanis, já havia salientado que a responsabilidade pela segurança das barragens é dos proprietários das represas. À época ela disse que os donos das propriedades devem ter um plano de segurança, manutenção, reparação, licenças ambientais, bem como cadastro obrigatório no órgão previsto por lei.

Estragos

Com o rompimento das três represas na madrugada de quarta-feira (29), casas e ruas foram alagadas. Diversos comércios e edificações foram danificados. Chuvas também causaram o transbordo de outras sete barragens na cidade. A Av. Raulina Fonseca Pascoal, o Centro do município e o transporte público foram interditados. A prefeitura também chegou a decretar estado de calamidade pública

Na manhã desta quinta-feira (30), porém, as interdições foram liberadas. O tráfego na região Central voltou à normalidade. Uma força-tarefa conseguiu baixar a vazão da represa Clube do Povo, que possuía maior risco de rompimento. A equipe trabalha agora para reparar os danos causados. Ao menos 12 famílias precisaram sair das casas em que moram por conta do perigo. Apesar dos danos materiais, não houve feridos.

Categorias:
Cidades
Tags:
Cadastro Catalão Chuvas estragos represas Rompimento Semad