TECNOLOGIA

Secretaria da Economia de Goiás vai usar IA para analisar 11 mil processos fiscais

Programas irão ajudar na análise de processos

TJGO cedeu ferramentas de IA para Secretaria de Economia (Foto: Divulgação)
TJGO cedeu ferramentas de IA para Secretaria de Economia (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) irá disponibilizar dois programas de inteligência artificial, Agaia e Berna, para a Secretaria da Economia do Estado. O objetivo é auxiliar na análise de mais de 11 mil processos relacionados a dívidas de impostos, tornando a tramitação mais rápida e eficiente. A parceria foi formalizada na segunda-feira (30) por meio de um acordo entre as instituições.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, e do secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, além de autoridades como o juiz auxiliar Gustavo Assis Garcia, o secretário da Receita Estadual, Wayser Luiz Pereira, e o coordenador do Programa de IA da pasta, Glaucus Nascimento.

Na ocasião da assinatura do termo, o presidente do TJ-GO, desembargador Leandro Crispim, ressaltou a importância da iniciativa: “A Fazenda Pública é o setor com a maior demanda processual no Brasil. Soluções tecnológicas como essas são essenciais para garantir uma Justiça mais célere”, pontuou.

Como funcionam as ferramentas?

  • Agaia (Assistente para Geração Automática com IA): Automatiza a produção de relatórios judiciais e administrativos, integrando-se aos sistemas Projudi e Proad. Opera por meio de comandos personalizados, respeitando restrições legais, como processos sob sigilo.
  • Berna (Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural): Identifica demandas repetitivas a partir da petição inicial, reduzindo o tempo de análise de 4 dias para menos de 4 horas. A ferramenta já é usada em tribunais de seis estados, incluindo Ceará e Amazonas.

Leia também: