Tecnologia e segurança pública

Sistema com reconhecimento facial ajuda PM a localizar criança perdida na Romaria em Trindade

Com reconhecimento facial e monitoramento em tempo real a menina foi localizada em meio a multidão

Imagem do pai no reencontro da filha
A criança foi localizada em poucos minutos graças ao sistema de videomonitoramento (Divulgação: PMGO)

Graças ao uso de câmeras com reconhecimento facial e monitoramento em tempo real, uma criança de 7 anos foi localizada entre milhares de fiéis pela Polícia Militar após se perder dos pais na Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, região Metropolitana de Goiânia, na noite de sexta-feira (4). O reencontro aconteceu poucos minutos após o alerta, com apoio do sistema de videomonitoramento implantado pelo 16º Comando Regional da PM. Esta foi a terceira pessoa localizada com auxílio da tecnologia desde o início da festa, que se encerra neste domingo (6).

A pequena havia se separado da família em meio à multidão e não sabia o número de contato da família. A mãe também não tinha como se comunicar com os policiais. Ainda assim, com a circulação rápida da imagem da criança nas câmeras integradas, os agentes conseguiram encontrá-la em uma das vias próximas ao santuário. “Foi tudo muito rápido. De posse da imagem da criança, conseguimos localizá-la quase instantaneamente”, afirmou o 1º tenente Amaral, gestor de projetos do 16º CRPM.

PMs operam drones durante treinamento
A tecnologia a serviço da segurança da população (Divulgação PMGO)

Tecnologia inédita na Romaria

Pela primeira vez, a Romaria de Trindade contou com o uso de câmeras com reconhecimento facial. De acordo com o tenente Amaral, 20 câmeras fixas foram instaladas em postes e outras 40 estão posicionadas em totens móveis em pontos de grande circulação. Além disso, há monitoramento com cercamento eletrônico e leitura de placas de veículos, possibilitando não apenas o apoio em situações como a da criança, mas também a identificação de criminosos e foragidos.

Imagem capturada pelo drone em apoio a abordagem
Após o reconhecimento facial, um drone localiza o suspeito em tempo real e avisa para os PM em solo (Divulgação PMGO)

“Conseguimos recuperar veículos usados em furtos e identificar suspeitos ainda na GO-060, a Rodovia dos Romeiros. Em alguns casos, as prisões aconteceram em flagrante, com produtos já sendo levados”, explicou Amaral. Segundo ele, criminosos que costumam atuar em outras festas populares tentaram agir em Trindade, mas foram surpreendidos pela vigilância.

Dados parciais da segurança

Nos oito primeiros dias da Romaria, a atuação integrada das forças de segurança resultou em uma redução expressiva dos principais crimes no perímetro do evento. Os dados da corporação apontaram uma queda de 100% nos casos de homicídio, tentativa de homicídio e roubos. Os furtos caíram mais de 70% em relação ao mesmo período de 2024.

Homem que estava foragido é reconhecido
Foragido recapturado ao ser reconhecido enquanto aguardava o ônibus (divulgação PMGO)

Por outro lado o uso de drones como um auxilio na recaptura de foragidos após o reconhecimento facial teve dados positivos, aumentando em mais de 260%. Foram 11 foragidos localizados e presos, além de dois registros de tráfico de drogas e três flagrantes com oito presos. Também foram lavrados 12 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) pela Polícia Militar.

A Romaria do Divino Pai Eterno é considerada uma das maiores festas religiosas do país e, em 2025, contou com reforço de policiamento, tecnologia e estrutura de atendimento para garantir a segurança dos milhares de romeiros que participam da celebração.

LEIA TAMBÉM: