Justiça Eleitoral

TRE promove evento para explicar funcionamento de urnas, em Goiânia

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE) realiza um evento para explicar aos cidadãos de…

TRE promove evento para explicar funcionamento de urnas, em Goiânia
TRE promove evento para explicar funcionamento de urnas, em Goiânia

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE) realiza um evento para explicar aos cidadãos de Goiânia o funcionamento da urna eletrônica e do sistema de segurança. A ação acontece nos dias 7 e 8 de dezembro (sábado e domingo) das 10h às 19h no Shopping Passeio das Águas.

Intitulado Dia D da Urna Eletrônica, o evento é pioneiro do Tribunal goiano e deve ser realizado em todo o país. A atividade faz parte das campanhas educativas desenvolvidas pela Justiça Eleitoral contra as notícias falsas, as chamadas fake news, que se propagaram principalmente durante o período eleitoral de 2018 por meio das redes sociais.

O intuito é fazer com que a população entenda mais sobre a urna. “É uma forma de mostrar às pessoas que a urna é segura e, diferente de algumas informações falsas, ela não está ligada à internet”, explica o assessor de imprensa do órgão e autor da proposta, Brazil Nunes. Ele ainda explica que a intenção é aproximar as pessoas da Justiça Eleitoral e que, a qualquer momento, qualquer pessoa que tiver dúvidas pode buscar o órgão.

Fake News

Preocupado com a previsível avalanche de fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer coibir a disseminação de informações inverídicas e não verificadas durante a campanha do ano que vem. A eleição envolve 5.570 municípios.

As resoluções do TSE agora têm um artigo sobre propaganda eleitoral. O documento afirma que a utilização na propaganda de informações veiculadas por terceiros “pressupõe que o candidato, partido ou coligação tenha procedido à checagem da veracidade e fidedignidade”. E determina que é preciso demonstrar o uso de “fontes de notória credibilidade” para embasar a informação. Caso contrário, um adversário que se sinta ofendido pode pleitear direito de resposta, sem prejuízo de eventual responsabilidade penal.

O trecho proposto atualiza o artigo 58 da lei eleitoral (9.504/97), que trata de direito de resposta, mas hoje fala genericamente apenas em campanha na internet. Agora, há a menção específica sobre desinformação.

 

Serviço
Evento: Dia “D” da Urna Eletrônica
Local: Shopping Passeio das Águas
Data: 7 e 8 de dezembro de 2019
Horário: 10h às 19h