MAL-ESTAR

Turistas vão para ambulatório após suposta intoxicação alimentar em resort de Rio Quente (GO)

Cerca de 50 turistas precisaram de atendimento no ambulatório após suposta intoxicação alimentar em um…

Cerca de 50 turistas precisaram de atendimento no ambulatório após suposta intoxicação alimentar em um resort de luxo na cidade de Rio Quente. (Foto: reprodução)
Cerca de 50 turistas precisaram de atendimento no ambulatório após suposta intoxicação alimentar em um resort de luxo na cidade de Rio Quente. (Foto: reprodução)

Cerca de 50 turistas precisaram de atendimento no ambulatório após suposta intoxicação alimentar em um resort de luxo na cidade de Rio Quente, na região Sul de Goiás. O caso ocorreu no último final de semana e deve ser investigado pelo estabelecimento e pela Prefeitura do município. Visitantes apresentaram vômito, diarréia, febre e dor de cabeça.

Um turista, de 49 anos, que mora em Aparecida de Goiânia, esteve no local e disse ao G1 que o filho de 11 anos foi uma das pessoas levadas ao ambulatório do resort. O homem narra que o adolescente comeu em um restaurante de um dos hotéis e passou mal no mesmo dia.

Segundo ele, aproximadamente 50 pessoas estiveram no ambulatório, além de outros turistas que estavam com mal-estar dentro dos hotéis.

O que diz o resort

Em nota, o Rio Quente Resorts informou que o ambulatório do complexo recebe em torno de 20 a 30 pessoas por dia com algum tipo de indisposição, que pode ser gerada por alimentação, grande exposição ao sol, bebidas alcoólicas e/ou desidratação.

Segundo o texto, no sábado (23), houve um número um pouco maior na procura do ambulatório, que foi acompanhado de perto pela equipe de nutricionistas do resort. Não houve nenhum caso grave, de acordo com o grupo.

O Rio Quente Resorts também afirmou que já enviou alimentos produzidos no restaurante para análise e averiguação mais detalhada. “Também estamos levantando junto aos hóspedes se ingeriram alimentos na Esplanada de Rio Quente, que abriga feiras e vários restaurantes, já que a maior parte que procurou o ambulatório estava em um hotel externo do complexo”, ressaltou.

Também por meio de nota, a Prefeitura de Rio Quente disse que não houve procura no Hospital Municipal para este tipo de atendimento. A gestão disse que foi realizada, por volta de 60 dias atrás, uma inspeção sanitária na cozinha central do complexo, sendo feita uma inspeção minuciosa, tendo acesso inclusive aos resultados dos exames feitos periodicamente por amostras de refeições. Todos os testes com resultados negativos para possíveis irregularidades.

Veja as notas na íntegra

Rio Quente Resorts

Normalmente, o ambulatório do complexo recebe em torno de 20 a 30 pessoas por dia com algum tipo de indisposição, que pode ser gerada por alimentação, grande exposição ao sol, bebidas alcoólicas e/ou desidratação. Importante reforçar que o número de atendimentos realizados neste dia está dentro da média, levando em consideração que o número de clientes estava três vezes maior por ser feriado (alta ocupação).

De todas as refeições servidas são retiradas amostras para que a qualidade seja avaliada. Ou seja, temos um processo preventivo de análise que é seguido de forma criteriosa por nossa equipe.

No caso de ontem, houve um número um pouco maior na procura, o que está sendo acompanhado de perto pela equipe de nutricionistas do resort, que em está em contato com as pessoas atendidas. Não houve nenhum caso grave. Hoje, os atendimentos estão abaixo do número normal.

Já enviamos os alimentos para análise e averiguação mais detalhada. Também estamos levantando junto aos hóspedes se ingeriram alimentos na Esplanada de Rio Quente, que abriga feiras e vários restaurantes, já que a maior parte que procurou o ambulatório estava em um hotel externo do complexo.

Reforçamos que nosso compromisso com a saúde e segurança dos nossos hóspedes é prioridade e oferecemos tratamento emergencial para todos os clientes.

Prefeitura de Rio Quente

A Prefeitura de Rio Quente, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que soube do fato por meio do Grupo Jaime Câmara. Não tivemos nenhuma procura no nosso Hospital Municipal para esse tipo de atendimento e, até o momento, nenhuma denúncia foi realizada.

A gestão municipal esclarece que foi realizada, por volta de 60 dias atrás, uma inspeção sanitária na cozinha central do complexo, sendo feita uma inspeção minuciosa, tendo acesso inclusive aos resultados dos exames feitos periodicamente por amostras de refeições através de laboratório. Todas elas com resultados negativos para possíveis irregularidades.

Entretanto, a Secretaria de Saúde realizará, nesta semana, uma nova inspeção, tanto na questão da cozinha quanto dos casos procurados no ambulatório do complexo.