AVANÇO NA VACINAÇÃO

Vacinação contra covid-19 em Aparecida chega a pessoas com 43 anos

A vacinação contra a Covid-19 em Aparecida vai chegar nesse sábado a pessoas com 43…

Vacinação em Aparecida (Foto: Enio Medeiros/SecomAparecida)
Vacinação em Aparecida (Foto: Enio Medeiros/SecomAparecida)

A vacinação contra a Covid-19 em Aparecida vai chegar nesse sábado a pessoas com 43 anos, mesmo que não tenham comorbidades. A prefeitura exige documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. O município recebeu nesta sexta-feira (25) 15 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

A vacinação será feita nos drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades e as unidades de saúde, que funcionam das 8h às 17h. Para receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, será preciso agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura. As vagas para 43 anos e mais serão liberadas ainda nesta sexta-feira (25).

Além da ampliação da idade, a SMS continua vacinando as pessoas dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunizacao (PNI) incluindo grávidas, puérperas e lactantes com filhos recém nascidos até 6 meses. Neste caso, a vacinação é por agendamento no aplicativo. As lactantes precisam apresentar a certidão de nascimento da criança.

Nesta sexta-feira (25), Aparecida ainda mantém a vacinação de pessoas a partir de 46 anos.

Reserva

A Comissão Intergestores Tripartide (CIB) em reunião extraordinária realizada na quinta-feira (24) definiu que os gestores municipais poderão destinar até 10% das doses recebidas para grupos específicos apontados como mais vulneráveis. Ainda na quinta, o governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que a reserva serviria para vacinar profissionais de imprensa, garis e lactantes.

O Comitê de Enfrentamento à pandemia de Aparecida ainda deve definir as datas e os grupos a serem contemplados. No entanto, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) já se posicionou diversas vezes favorável a dar prioridade para jornalistas.