COVID-19

Vacinação contra covid-19 em Goiânia acontece em cinco locais neste sábado (26)

A aplicação de vacinas contra covid-19 em Goiânia acontece, neste sábado (26), em duas vans…

Vans itinerantes e três postos aplicam doses da vacina da covid-19 neste sábado (26) em Goiânia
Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás

A aplicação de vacinas contra covid-19 em Goiânia acontece, neste sábado (26), em duas vans itinerantes e em três postos.

As vans destinam-se a atender pessoas com mais de 12 anos e estão supermercado Bretas, localizado na avenida F, quadra CH, lote 40 no bairro Água Branca, e no Terminal Padre Pelágio, na avenida Anhanguera, setor Ipiranga. O atendimento acontece das 8h às 16h, sem agendamento.

Três postos de saúde aplicam as doses da vacina contra a covid-19 em crianças

Além das vans, três postos de vacinação aplicam as doses do imunizante infantil em crianças de 5 a 11 anos, são eles: UPA Novo Mundo, USF Guanabara e Centro Municipal de Vacinação.

Estão aptas a receber a segunda dose da vacina CoronaVac, aquelas que se vacinaram com a primeira dose há 28 dias. A segunda dose da vacina Pfizer para as crianças deve respeitar o intervalo de 56 dias.

O Ministério da Saúde recomenda a vacina da covid-19 não seja aplicada de forma simultânea a outros imunizantes. A recomendação é que se dê um intervalo de 15 dias entre as doses. Os menores que testarem positivo para a covid também devem aguardar 30 dias para se vacinar.

Para receber a vacina é necessário que o responsável apresente documentação com a data de nascimento, CPF e foto da criança. Caso não tenha documento com foto ou CPF, basta levar a certidão de nascimento. Caso o menor for acompanhado por terceiros, é obrigatório a apresentação de uma autorização assinada pelos responsáveis legais, que pode ser adquirida em postos de vacinação ou no site Imunizagyn.

Vacinação em adultos

A primeira dose, em adultos, está disponível para a população acima de 12 anos. A segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca são destinados para aqueles que se vacinaram até dia 31 de dezembro. Já a vacina da CoronaVac, para quem se vacinou até 29 de janeiro.

A terceira dose deve respeitar o intervalo de 56 dias para as vacinas Pfizer e AstraZeneca e 28 dias para a CoronaVac. A quarta dose é aplicada em Imunossuprimidos acima de 18 anos que receberam a terceira dose do imunizante até dia 29 de janeiro.

Adultos devem apresentar documentação com foto e data de nascimento, CPF, RG, comprovante de endereço e comprovante de vacinação da dose anterior, em casos de segunda dose em diante.

Leia outras notícias no Mais Goiás

Cidades turísticas de Goiás preveem hotéis cheios no período de Carnaval

Goiânia inicia aplicação da 2ª dose da Coronavac em crianças nesta terça-feira (22)

Queda da imunidade da vacina é menor em infectados antes do uso

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt