Veja a causa do apagão que afetou mais de 50 bairros de Goiânia neste domingo (18)
Desarme de equipamento na subestação Xavantes interrompeu fornecimento de energia e gerou apagão em diversos bairros da capital
O apagão registrado na noite deste domingo (18) em Goiânia foi provocado pelo desarme de um equipamento na subestação Xavantes, localizada na Vila Atalaia. A informação foi confirmada pela Equatorial Goiás, responsável pela distribuição de energia no estado. A falha ocorreu às 21h55 e afetou diversos bairros da capital, deixando ruas, residências e prédios completamente sem iluminação.
De acordo com a concessionária, a subestação é de responsabilidade da transmissora EDP, e o desarme do equipamento provocou a interrupção no fornecimento de energia na rede da distribuidora. “O restabelecimento ocorreu de forma gradativa, por meio de manobras telecomandadas, com apoio técnico da Equatorial, e o serviço foi totalmente normalizado às 22h40”, diz a nota.
Durante o período de interrupção, moradores relataram apagão em 54 bairros das regiões Central, Oeste, Norte, Sul e Noroeste de Goiânia. Entre os locais afetados estão os setores Oeste, Coimbra, Marista, Bueno, Fama, Perim, Sudoeste, Vila Nova, Campinas, Crimeia Oeste, Vila Santa Helena, Jardim América, Urias Magalhães, Jaó, Aeroporto, Negrão de Lima e Centro.
Lei também:
Também houve registros de falta de energia no Balneário, Cidade Jardim, Jardim Nova Esperança, Santa Genoveva, Bairro Feliz, Bairro Goiá, Setor dos Funcionários, Setor dos Afonsos, Finsocial, São José, Residencial das Acácias, Jardim Ana Lúcia, Celina Park, Parque Oeste Industrial, Eldorado, Capuava, Crimeia Leste, São Francisco, Nova Vila, Goiânia 2, Gentil Meireles, Residencial Campus, Bairro Ipiranga, Vila Alpes, São Judas Tadeu, Vila Coronel Cosme, Aldeia do Vale, Vila Jaraguá, Vila Viana, Norte Ferroviário, Morada do Sol, Jardim Pompeia, Jardim Europa, Santos Dumont, Setor Rodoviário, Setor Sul e Cidade Verde.
No Setor Aeroporto, moradores afirmaram ter ouvido um forte barulho semelhante a uma explosão no momento em que a energia foi interrompida. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram vias públicas e conjuntos habitacionais completamente às escuras durante o apagão.
Sem detalhes técnicos
Na nota, a Equatorial informou que segue acompanhando a ocorrência em conjunto com os agentes responsáveis pela subestação para identificar as causas do desarme do equipamento e evitar novas interrupções.
Até o momento, não foram divulgados detalhes técnicos adicionais sobre o que teria provocado a falha nem o número exato de consumidores atingidos.