Apagão deixa 500 mil consumidores sem energia em 49 municípios de Goiás; veja lista
Ao todo, 529 mil unidades consumidoras foram atingidas no estado
Ir direto pra matéria
Mais de meio milhão de consumidores ficaram sem energia em Goiás durante um apagão que atingiu o estado e outras regiões do país na madrugada desta terça-feira (14/10). A Equatorial Goiás informou que o desligamento, iniciado às 00h31, foi determinado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) após uma oscilação de frequência no sistema elétrico nacional.
Segundo a concessionária, o desligamento afetou cerca de 529 mil unidades consumidoras e foi resultado da atuação automática do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), procedimento determinado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para preservar a estabilidade da rede. O fornecimento começou a ser restabelecido gradualmente, seguindo liberação do ONS, e foi totalmente normalizado 57 minutos após o início do evento.
LEIA MAIS
- Incêndio em subestação no Paraná causou apagão que afetou Goiás
- Goiânia lidera ranking de operações contra “gatos” de energia elétrica em Goiás
- Moradores de Aparecida enfrentam problemas com fornecimento de energia
12 estados afetados
Em cidades goianas como Itaberaí e na cidade de Goiás, moradores relataram susto e preocupação com a queda de energia, que afetou equipamentos domésticos e apagou temporariamente a iluminação pública.
Além de Goiás, estados como Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Acre, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo também registraram interrupções temporárias no fornecimento de energia.
Cidades com apagão em Goiás
- Alvorada do Norte
- Amorinópolis
- Aragarças
- Arenópolis
- Aruanã
- Baliza
- Bom Jardim
- Brazabrante
- Britânia
- Caiapônia
- Campo Limpo
- Caturaí
- Damolândia
- Diorama
- Doverlândia
- Fazenda Canadá
- Fazenda Nova
- Inhumas
- Iporá
- Israelândia
- Itaberai
- Itapirapuã
- Itauçu
- Ivolândia
- Jaranápolis
- Jaraguá
- Jaupaci
- Jesúpolis
- Jussara
- Luziânia
- Mambai
- Maurilândia
- Matrinchã
- Moiporá
- Montes Claros
- Nova Veneza
- Nerópolis
- Ouro Verde
- Petrolina
- Piranhas
- Santa Fé
- Santa Helena
- Santa Rosa
- Santo Antônio de Goiás
- São Francisco
- Usina Mambaí
A Equatorial ressaltou que continua monitorando o sistema em tempo real e mantém contato com o ONS, que ainda apura as causas do apagão. Até o momento, a Aneel e o operador nacional não se manifestaram sobre o episódio.
Leia na íntegra a nota da Equatorial Goiás
“A Equatorial Goiás informa que, às 00h31 desta terça-feira (14), cerca de 49 municípios goianos tiveram o fornecimento de energia temporariamente interrompido pelo ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga. A ação, automática e determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), afetou aproximadamente 529 mil unidades consumidoras em Goiás, além de outras regiões do país.
Por determinação do ONS, a medida foi necessária para preservar a estabilidade do sistema elétrico diante de uma variação de frequência na rede nacional.
Reforçamos que o fornecimento de energia foi restabelecido gradualmente, conforme as liberações do ONS, sendo o último cliente normalizado 57 minutos após o início do evento.
A concessionária segue monitorando o sistema em tempo real e em contato com o ONS, que está analisando as causas.”
Leia também