Entrevista

Atriz Cláudia Ohana fala sobre Mostra de Teatro Nacional de Porangatu: “experiência incrível”

Artista recebeu homenagem da Academia Porangatuense de Artes e Letras

Cláudia Ohana fala sobre experiência durante Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (Foto: reprodução / Instagram)
Cláudia Ohana fala sobre experiência durante Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (Foto: reprodução / Instagram)

A atriz Cláudia Ohana, reconhecida por diversos trabalhos na TV brasileira, esteve na 19ª edição da TeNpo – Mostra de Teatro Nacional de Porangatu, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril. Entre as inúmeras oficinas cênicas, teatrais de dança e circenses, a artista comandou a formação “O ofício do ator”.

Segundo a atriz, o evento é de extrema relevância para a cultura. “Estou vendo a importância que tem essa mostra, que está formando uma geração de artistas e criando um polo de arte! Já tem tantos anos que ela é realizada, o que significa que as pessoas estão preparadas e que estão usufruindo disso. Acredito muito nesse polo cultural que está sendo construído. Posso dizer que, pelo nível dos alunos, vocês estão de parabéns. Fiquei muito encantada”, observou.

Cláudia foi surpreendida durante sua oficina. “A experiência foi incrível porque encontrei, em Porangatu, pessoas muito dispostas a aprender e que já têm experiência. No dia em que perguntei se alguém já era ator, fiquei muito impressionada ao ver que todo mundo levantou a mão”, disse.

Ensinar e aprender

A atriz revelou que a experiência de atuar como professora na mostra TeNpo também foi um aprendizado. “É muito importante passar o conhecimento. Já tenho muitos anos de carreira e devo ter aprendido alguma coisa. Ser professora aqui tem me dado muito prazer. Poder ver a pessoa crescendo, falar da minha experiência, de alguns truques que a gente tem, de como chegar na emoção… falar sobre Arte! A educação é tudo. A educação transforma um país. Que belo trabalho estão fazendo aqui!”, comentou.

Cláudia Ohana foi homenageada em Porangatu (GO)

No sábado (6), a atriz foi homenageada pela Academia Porangatuense de Artes e Letras, ao ser convidada a deixar a marca de suas mãos, nome e data impressos em uma placa de concreto, a qual será exposta no Teatro Negro Dunga, primeiro prédio público do município, onde funcionava a cadeia da cidade e que, agora, por meio de uma parceria da academia e a prefeitura, está se transformando em memorial e teatro. “Foi uma solenidade muito linda. Fiquei honrada de ser prestigiada; e bastante feliz”, disse Cláudia.

19º edição da TeNpo – Mostra de Teatro Nacional de Porangatu

A titular da Secretaria de Estado da Cultura, instituição realizadora do TeNpo, Yara Nunes ressaltou: “Por toda a importância dessa mostra na formação de novos artistas e também de público, investimos o dobro de recursos esse ano. Trazer nomes de relevância nacional como a atriz Cláudia Ohana aumenta o interesse dos alunos e abrilhanta ainda mais o evento”.

A TeNpo foi realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa teve correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e parceria do SESC Goiás, da Secretaria da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Goiás Social e Academia Viking Cross.