ESPORTES

Goiânia terá primeira pista pública de Pumptrack, para ciclistas e skatistas

Tudo indica que os ciclistas e skatistas da capital terão mais um espaço para praticar.…

pista de pumptrack Goiânia
Projeto da pista de Pumptrack que será construída em Goiânia. (Foto: Divulgação)

Tudo indica que os ciclistas e skatistas da capital terão mais um espaço para praticar. Após o Parque Marcos Veiga Jardim, inaugurado em 2016, com duas pistas de skate destinadas às modalidades de skate street e skate bowl, a Prefeitura de Goiânia anuncia que a cidade terá agora, a primeira pista pública de Pumptrack.

A pista será construída por meio da Secretaria Municipal de Esportes, no Centro Esportivo Morada Nova. O prefeito Rogério Cruz, ao lado do secretário dos Esportes, Álvaro Alexandre, autorizou a licitação para a obra cujo investimento virá de uma parceria entre Ministério da Cidadania e a Prefeitura de Goiânia.

Entenda o que é o Pumptrack

Além de representar um espaço recreativo, onde os praticantes podem se divertir, a pista de Pumptrack também é bastante utilizada para quem treina profissionalmente. Trata-se de um circuito poliesportivo voltado para skatistas, ciclistas e praticantes de BMX, além de também ser acessível como um espaço de convivência, dedicado para pessoas de todas as idades.

Nesse tipo de pista, os obstáculos são normalmente formados por rollers (que são morros do tipo rampa), paredes em curvas e pode ter também um ou outro salto baixo. Por ser em forma de circuito, apresenta início e meio, mas o fim fica por conta do praticante, que pode pedalar ou andar no skate até não aguentar mais.

A pista é normalmente revestida por asfalto, o que é justamente uma de suas principais características, fazendo com que se transforme em um espaço plural e que acolhe os mais diversos esportes.

Em Goiânia, a pista de Pumptrack apresentará curvas inclinadas e recursos projetados para serem percorridos com os próprios pilotos gerando impulso por movimentos corporais para cima e para baixo.

Sua forma original foi projetada para o mountain bike, BMX e skate. Porém, construções de concreto permitem que a Pumptrack seja acessível também para pessoas portadoras de necessidades especiais.