EFEITOS DA PANDEMIA

Ministro avisa que governo estuda adiar Enem por ao menos um mês

O general Luiz Carlos Ramos, ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, entrou em…

Consulta ministro sobre nova data do Enem começa no dia 20 de junho Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, disse que o governo estuda adiar o Enem por ao menos um mês (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

O general Luiz Carlos Ramos, ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, entrou em contato na tarde de hoje com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para comunicar sobre a possibilidade de o governo adiar por pelo menos um mês o Enem deste ano em função da pandemia da Covid-19.

Esta é primeira vez em que o governo federal apresenta uma proposta formal ao Legislativo quanto ao futuro da prova marcada, hoje, para os dias 1º e 8 de novembro. Até esta segunda-feira, mais de 3,5 milhões de alunos fizeram suas inscrições para a avaliação.

A indicação de Ramos acontece diante da possibilidade de a Câmara e o Senado votarem projetos para adiar a prova. Na Câmara, a negociação foi aberta com o intuito de evitar a votação. No Senado, por sua vez, foi agendada para esta semana a votação do projeto para adiar o Enem deste ano sem data previamente definida. A sugestão é da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).

Nos últimos dias, a pressão de universidades para postegar a aplicação do exame aumentou. Hoje, o Inep divulgou nota confirmando existir a possibilidade de alteração da data da prova.